Itajaí

Golpistas clonam whats enviando SMS ou links

As histórias são diversas: atualizações, promoções, problemas no sistema bancário

Golpistas estão agindo de diversas maneiras para clonar o whatsApp e tentar arrancar dinheiro das vítimas e seus contatos telefônicos. O DIARINHO recebeu três queixas sobre maneiras diferentes usadas pelos trapaceiros na clonagem do aplicativo: envio de mensagens de links, ligação de pessoas se fazendo passar por atendentes de sites e falsas promoções em redes sociais.

Em um dos casos, a vítima colocou um imóvel para alugar através do site Mercado Livre. Logo sem seguida, uma pessoa ligou dizendo a cliente receberia uma mensagem de texto pra atualização de ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Em um dos casos, a vítima colocou um imóvel para alugar através do site Mercado Livre. Logo sem seguida, uma pessoa ligou dizendo a cliente receberia uma mensagem de texto pra atualização de dados do site. O golpista pedia que a vítima digitasse o código de seis números para supostamente “ativar” o anúncio. Só que este código é a verificação do WhatsApp e com ele o criminoso consegue clonar a conta da vítima. 

Continua depois da publicidade

Outra forma de iniciar a clonagem é através de links. Os golpistas enviam mensagens alegando ser de um banco e que a pessoa está com pendências no cadastro. A pessoa deve clicar no link pra regularizar o cadastro e evitar o bloqueio da conta.

No caso registrado em Itajaí, a leitora recebeu uma mensagem com um link de alguém se passando por um funcionário do banco do Brasil. Detalhe: a vítima sequer tinha conta no BB. A vítima em potencial não atualizou o cadastro e denunciou o caso ao DIARINHO.

Já um morador de Piçarras teve o WhatsApp clonado ao tentar comprar cápsulas de café, após ver um anúncio promocional no Instagram.  Ele começou a seguir uma conta na rede social que estaria com promoção de cápsulas Doce Gusto.

Logo em seguida, o rapaz recebeu uma mensagem agradecendo o fato de ter se tornado seguidor do perfil. “Queremos agradecer oferecendo um cupom de R$ 200 para gastar em qualquer produto da nossa franquia. Para entrar nessa onda apenas nos informe seu número de WhatsApp com DDD”.

Assim que  cliente enviou o número, o golpista avisou que enviaria um código de confirmação e pedia pra vítima informar os seis dígitos remetidos. O cliente enviou os números e a conta do Instagram começou a atualizar.

Pronto! O golpista tinha clonado o celular e começou a pedir dinheiro aos contatos da nova vítima.  “Não sabemos se alguém depositou, mas estamos alertando a todos para não caírem nesse golpe”, explicava aos contatos.

Os golpistas podem variar a forma de clonar o WhatsApp, mas o objetivo é sempre o mesmo: arrancar dinheiro dos contatos das vítimas. Com o aplicativo da vítima clonado, os golpistas começam a enviar mensagens pedindo dinheiro “emprestado”.

Na maioria das vezes, o golpista pede dinheiro alegando uma necessidade urgente, que precisa ser resolvida o mais rápido possível. A promessa é que logo em seguida a grana será devolvida. Os golpistas passam o número do banco e uma agência para depósito – que nunca é da pessoa que teve o celular clonado.

Continua depois da publicidade

Golpe em alta

O delegado Ângelo Frageli, da polícia Civil de Itajaí, conta que existem muitos BOs registrados na região sobre a clonagem. A polícia Civil não possui um levantamento de quantas queixas já foram registradas este ano, mas confirma que o crime explodiu na pandemia.

Pra evitar que as pessoas caíam no golpe, o delegado Ângelo alerta que nunca se deve clicar em links enviados para o celular. “Essa é a forma de clonagem típica. A clonagem somente ocorre se a própria vítima permitir”, explica.

Continua depois da publicidade

O WhatsApp também tem configurações de segurança que buscam evitar a clonagem. Uma delas é habilitação de senha em duas etapas. Pra habilitar, basta clicar em “configurações”, “conta” e “verificação em duas etapas”.

Outra dica do delegado é não sair por aí depositando dinheiro sem antes conversar pessoalmente ou por telefone com a pessoa supostamente necessitada. “Sempre que algum contato solicitar dinheiro, ligue para confirmar”.  Caso a pessoa tenha sido a vítima do golpe, deve entrar em contato com support@whatsapp.com e pedir a desativação temporária da conta.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🚧🚗 FIM DA TRANQUEIRA? Itajaí vai ganhar um novo acesso entre a BR 101 e a Praia Brava! A via terá ciclovia ...



Especiais

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

O primeiro indígena com obras de arte compradas pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul

ARTE INDÍGENA

O primeiro indígena com obras de arte compradas pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

CRISE NA MORADIA

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura

CRIMES DA DITADURA

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura



Blogs

confraria 'Café de Quinta' tem convidado especial

Blog do Magru

confraria 'Café de Quinta' tem convidado especial

Ramon Dino fará apresentação no Mr. Olympia Brasil 2025

A bordo do esporte

Ramon Dino fará apresentação no Mr. Olympia Brasil 2025

Itajaí premiada

Blog do JC

Itajaí premiada



Diz aí

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, Anna Carolina!

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.