Itajaí
Piscinas de clubes só atendem natação
Iate Clube Cabeçudas liberou área ao ar livre para banho de sol. Itamirim retoma aulas de natação. Atiradores, Barroso e Guarani sem piscina
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
A liberação de atividades físicas e algumas esportivas no estado fez com que a maioria dos clubes também reabrisse suas sedes para os associados, mas ainda com restrições no que diz respeito ao uso das piscinas. Em Itajaí, o clube Itamirim autorizou apenas as aulas de natação e hidroginástica, com restrições de quantidade de alunos das turmas.
A vigilância sanitária de Itajaí informou que o funcionamento das piscinas deve se basear nas regras da secretaria do estado de Santa Catarina para liberação das atividades aquáticas em escolas de natação.
No clube Itamirim, a piscina social está fechada para os associados e apenas as aulas de natação estão liberadas, mas na piscina térmica. É permitido apenas um aluno por raia, o que limitou o número de alunos por aula para seis.
Além disso, quem faz parte do grupo de risco não pode usar a piscina, o que reduziu em 95% o número de frequentadores das aulas hidroginástica. Segundo o gerente de esportes do clube, Fábio Alexandre Fagundes, a procura pelas aulas de natação também diminuiu muito.
O Iate Clube Cabeçudas autorizou que os associados usassem a área de entorno da piscina, que fica ao ar livre, mas não tem permitido o acesso para recreação dentro da piscina.
A administração informou que o clube tem atendido “20% de sua capacidade, seguindo todas as normas como distanciamento, uso de máscaras para funcionários, sócios e clientes, fornecimento de álcool e medição de temperatura na entrada do clube”.
O clube Atiradores, no centro da cidade, está com a piscina fechada para reparos. De acordo com a diretoria, a reabertura da piscina vai depender da situação da pandemia, mas a intenção é voltar a utilizar o espaço.
A Sociedade Guarani, que também possui sede recreativa na praia Brava, informou que a piscina ainda está fechada aos associados.
O clube Almirante Barroso irá reabrir as piscinas para os associados apenas a partir de novembro, seguindo o cronograma que já adota regularmente para a temporada de verão.
Quais as regras?
As aulas de natação estão liberadas pelo governo do estado desde abril, quando uma portaria regulamentou o uso das piscinas para esse tipo de prática desde que as turmas ficassem reduzidas em 30% da capacidade. Os alunos devem higienizar as mãos sempre que forem acessar a piscina por meio de escada ou pela borda. Além disso, escadas, balizas e bordas da piscina devem ser higienizadas ao término de cada aula.
O local deve fornecer um suporte individual para a toalha de cada aluno, que também só pode circular na área de entorno de chinelo. O vestiário é liberado para troca de roupa, mas cumprindo as normas de distanciamento entre pessoas.