Itajaí
Falta fiscalização na Praiana e Catarinense, denunciam usuários
Passageira denunciou a empresa Catarinense por lotar a linha de ônibus Floripa/Curitiba depois do feriadão
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Uma passageira denuncia a falta de fiscalização nos ônibus da Praiana nas linhas intermunicipais da região. Ela conta que flagrou pelo menos três pessoas com as máscaras mal colocadas no interior do busão na sexta-feira passada.
Outra reclamação é com a falta de sinalização nos ônibus. “Não tem nenhuma marcação organizando o distanciamento nas poltronas e o único recipiente com álcool em gel fica na entrada dos ônibus,” conta.
A denunciante reclama que a maioria das janelas tava fechada. “O cobrador não orienta as pessoas a usarem a máscara de forma correta. Um senhor entrou com o nariz de fora e o cobrador recebeu o dinheiro da passagem e em momento algum falou para ele usar a máscara de forma correta”, diz.
Rafael Seara, diretor da Praiana, informou que todas as janelas devem permanecer abertas durante o trajeto. Sobre o distanciamento, não há sinalização nos bancos, porque os ônibus não podem operar com 100% da capacidade.
Pelas regras sanitárias, ele afirma, os ônibus só podem circular com 50% da capacidade e por isso os passageiros podem usar qualquer poltrona ou ficar em pé.
A informação repassada por Rafael é diferente da estipulada na portaria 583, de 24 de agosto de 2020, que autorizou a retomada do transporte municipal, intermunicipal e interestadual. Pela portaria, além de vender somente passagens até 50% da capacidade de assentos de passageiros sentados, os usuários devem sentar em posição janela/corredor, formando um zigue-zague.
Sobre o uso correto das máscaras, Rafael diz que um fiscal vai cobrar o uso das máscaras sempre que os passageiros estiverem no interior dos veículos. Denúncias sobre problemas nos ônibus devem ser feitas no telefone (47) 3341-8400.
A Praiana é fiscalizada pelas vigilâncias de Balneário e Itajaí. É possível fazer denúncias pelos telefones (47) 3908-5767 e 3908-5036 ou através do e-mail visa@itajai.sc.gov.br.
Ônibus da Catarinense para Curitiba tá lotado
Uma passageira que pegou o ônibus Florianópolis/Curitiba, da Viação Catarinense, na terça-feira pós-feriado, denuncia a falta de cumprimento das regras sanitárias de combate à pandemia. O ônibus estava lotado e as pessoas estavam sentadas lado a lado.
A passageira contou que a fiscal da empresa entrou no ônibus na rodoviária de Itajaí, mas fez vistas grossas ao desrespeito. “A fiscal entrou no ônibus e fez que não viu. Ainda tem alguns assentos vazios, mas vai passar em Joinville”, contou à reportagem.
Pelas regras da portaria 583, que autorizou a retomada do transporte municipal, intermunicipal e interestadual, as empresas só podem operar com metade da capacidade. Os passageiros devem se sentar intercalados na posição janela/corredor, formando um zigue-zague.
O DIARINHO entrou em contato com a agência Reguladora de Serviços Públicos de SC (Aresc).
A assessoria informou que a fiscalização de ônibus interestaduais é feita pela Agência Nacional de Transporte (ANTT).
Os passageiros podem fazer denúncias à Ouvidoria no telefone (48) 99151 0276, que também é um WhatsApp.