Itajaí

O PSDB quer mostrar força

Roberto Azevedo

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Continua depois da publicidade

Recém-eleita presidente do PSDB catarinense, a deputada federal Geovania de Sá mostra em números que seu perfil será de trabalho para a construção do projeto para 2020, já que, desde o início do ano, antes mesmo de comandar a sigla, contabiliza a visita a 158 municípios em 388 viagens, sem considerar a base Criciúma ou Brasília, destino semanal.

A presidente está pronta para o maior desafio: fazer, se necessário, “cirurgias”, como ela diz, para adaptar tradicionais caciques, “os donos do partido nos municípios”, com a necessária renovação de jovens e mulheres.

Mal chegou de Urussanga, no sul, onde filiou novos integrantes à sigla, e Geovania emendou a reunião da executiva do PSDB, na sede do partido, no centro da capital, por volta do meio-dia e meia, nesta segunda (16).

Entre os presentes estavam renomados tucanos, como o ex-senador Dalírio Beber, o deputado estadual Vicente Caropreso, a ex-prefeita Luzia Coppi (de Camboriú), a ex-vereadora Anna Carolina (de Itajaí), o empresário e ex-vereador Lio Tironi (por duas vezes presidente da Câmara de Jaraguá do Sul, em 1998 e 2001), o vice-prefeito João Batista Nunes (de Florianópolis) e o estreante Gelson Merisio, ex-deputado e presidente da Assembleia por três vezes, que participou da primeira reunião já como filiado.

PARA FORTALECER O NOVO

Antes da votação do relatório da CPI da Ponte Hercílio Luz, nesta terça (17), o deputado Bruno Souza (primeiro da direita para a esquerda, em pá) participou de um encontro do NOVO, em Belo Horizonte, com os demais deputados estaduais da sigla. O centro dos debates foi uma imersão na administração em Minas de Gerais de Romeu Zema (segundo da direita para a esquerda, agachado), único governador do partido. Bruno conheceu práticas inovadoras de Zema nas áreas da educação e planejamento, com outro foco importante, o desafio para recuperar a crítica situação financeira de Minas. Para o deputado catarinense, “é importante aprender com os erros dos anos recentes do governo mineiro para que Santa Catarina não siga no mesmo caminho”.

Continua depois da publicidade

Força feminina

Geovania considera que o fato de ser presidente, mãe, profissional (ex-secretária de Assistência Social e Habitação – por quatro anos – e secretária da Saúde, em Criciúma), ex-vereadora e deputada federal ajuda a atrair novas lideranças femininas e os jovens para o tucanato catarinense, com uma sentença sobre a obrigatoriedade de 30% de candidatas nas chapas a vereador: “No Pão se ouvirá falar em candidaturas ‘laranjas’, porque nós não vamos aceitar!”

Continua depois da publicidade

A característica nacional no Congresso, convalida isso, pois de uma bancada de 32 deputados na Câmara, os tucanos possuem nove mulheres, quase um terço.

Líderes

Continua depois da publicidade

A presidente do Pão demora para responder que, além dela, outros líderes terão abrigo no projeto a 2022, à majoritária. Destaca que, como o partido terá um candidato à Presidência, o governador João Doria Júnior (São Paulo), será natural para decidir entre o prefeito Clésio Salvaro, Gelson Merisio, o deputado Marcos Vieira e ela, depois de consolidado o cenário de 2020, com avaliações de opinião pública, pesquisas, que indicarão quem estiver melhor para a disputa.

Meta

Com 32 prefeitos atualmente, o PSDB quer ter 50 depois de abertas as urnas, no ano que vem. Até mesmo em Florianópolis, onde tem o vice-prefeito, a ideia inicial é ter candidato à prefeitura, assim como em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Ausências notadas

Governador Carlos Moisés da Silva fez uma confraternização de fim de ano e convidou a bancada federal à Casa d’Agronômica, na última sexta (13), e não foi lá muito bem correspondido. Nenhum deputado de MDB, PSD, PSL, NOVO, PP, PSB ou PSDB apareceu, somente Hélio Costa (Republicanos) e Carmen Zanotto (Cidadania), mais os três senadores Esperidião Amin (PP), Dário Berger (MDB) e Jorginho Mello (PL)

Ativistas digitais

Instituto Mapa e Sentimonitor avaliaram o governo de Carlos Moisés da Silva no território de seus maiores seguidores e também desafetos, as mídias digitais, entre 14 de novembro e 1 de dezembro. Para a pesquisa exclusiva e inédita, o Mapa informou que foram coletadas, analisadas e consolidadas 7778 postagens totais das redes sociais (Twitter, Youtube, Blogs e Jornais (Clipping Digital) e Facebook (página oficial do governador), que somadas, geraram um engajamento (soma de curtidas, compartilhamentos e comentários) de 1.052.395 interações.

Alguns dos resultados

De acordo com o levantamento, a imagem positiva de atuação do governo Carlos Moisés, com índice de 40%, em contrapartida às menções negativas na ordem de 26%, enquanto as posições de neutralidade somam 34% das subscrições, uma contagem favorável ao governador. Quando o assunto é segurança, mobilidade e educação, eles lideram as postagens de manifestações espontâneas, enquanto nas 10 maiores cidades, Blumenau e Chapecó concentram os maiores índices de positividade, já em Palhoça e Criciúma são as com maior número de citações negativas.

Principal assunto

A reabertura da Ponte Hercílio Luz é tema em destaque tanto na intensidade de inserções, quanto na divisão de sentimentos favoráveis e desfavoráveis, mas prevalece avaliação positiva. Os dados completos da pesquisa podem ser acessados em https://www.mapa.com.br/avaliacao-do-governo-carlos-moises/.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🗼👏🏻SUPER GYRO TOWER | A obra da nova atração turística de Balneário Camboriú levou pouco mais de um ...



Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Blogs

O campeão voltou! Ramon Dino retorna ao Mr. Olympia Brasil Expo com status de herói nacional

A bordo do esporte

O campeão voltou! Ramon Dino retorna ao Mr. Olympia Brasil Expo com status de herói nacional

Vamos limpar os bancos das Praças?

Blog do Magru

Vamos limpar os bancos das Praças?

Na vitrine

Blog do JC

Na vitrine



Diz aí

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, Anna Carolina!

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.