Itajaí

O PSDB quer mostrar força

Roberto Azevedo

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Continua depois da publicidade

Recém-eleita presidente do PSDB catarinense, a deputada federal Geovania de Sá mostra em números que seu perfil será de trabalho para a construção do projeto para 2020, já que, desde o início do ano, antes mesmo de comandar a sigla, contabiliza a visita a 158 municípios em 388 viagens, sem considerar a base Criciúma ou Brasília, destino semanal.

A presidente está pronta para o maior desafio: fazer, se necessário, “cirurgias”, como ela diz, para adaptar tradicionais caciques, “os donos do partido nos municípios”, com a necessária renovação de jovens e mulheres.

Mal chegou de Urussanga, no sul, onde filiou novos integrantes à sigla, e Geovania emendou a reunião da executiva do PSDB, na sede do partido, no centro da capital, por volta do meio-dia e meia, nesta segunda (16).

Entre os presentes estavam renomados tucanos, como o ex-senador Dalírio Beber, o deputado estadual Vicente Caropreso, a ex-prefeita Luzia Coppi (de Camboriú), a ex-vereadora Anna Carolina (de Itajaí), o empresário e ex-vereador Lio Tironi (por duas vezes presidente da Câmara de Jaraguá do Sul, em 1998 e 2001), o vice-prefeito João Batista Nunes (de Florianópolis) e o estreante Gelson Merisio, ex-deputado e presidente da Assembleia por três vezes, que participou da primeira reunião já como filiado.

PARA FORTALECER O NOVO

Antes da votação do relatório da CPI da Ponte Hercílio Luz, nesta terça (17), o deputado Bruno Souza (primeiro da direita para a esquerda, em pá) participou de um encontro do NOVO, em Belo Horizonte, com os demais deputados estaduais da sigla. O centro dos debates foi uma imersão na administração em Minas de Gerais de Romeu Zema (segundo da direita para a esquerda, agachado), único governador do partido. Bruno conheceu práticas inovadoras de Zema nas áreas da educação e planejamento, com outro foco importante, o desafio para recuperar a crítica situação financeira de Minas. Para o deputado catarinense, “é importante aprender com os erros dos anos recentes do governo mineiro para que Santa Catarina não siga no mesmo caminho”.

Continua depois da publicidade

Força feminina

Geovania considera que o fato de ser presidente, mãe, profissional (ex-secretária de Assistência Social e Habitação – por quatro anos – e secretária da Saúde, em Criciúma), ex-vereadora e deputada federal ajuda a atrair novas lideranças femininas e os jovens para o tucanato catarinense, com uma sentença sobre a obrigatoriedade de 30% de candidatas nas chapas a vereador: “No Pão se ouvirá falar em candidaturas ‘laranjas’, porque nós não vamos aceitar!”

Continua depois da publicidade

A característica nacional no Congresso, convalida isso, pois de uma bancada de 32 deputados na Câmara, os tucanos possuem nove mulheres, quase um terço.

Líderes

Continua depois da publicidade

A presidente do Pão demora para responder que, além dela, outros líderes terão abrigo no projeto a 2022, à majoritária. Destaca que, como o partido terá um candidato à Presidência, o governador João Doria Júnior (São Paulo), será natural para decidir entre o prefeito Clésio Salvaro, Gelson Merisio, o deputado Marcos Vieira e ela, depois de consolidado o cenário de 2020, com avaliações de opinião pública, pesquisas, que indicarão quem estiver melhor para a disputa.

Meta

Com 32 prefeitos atualmente, o PSDB quer ter 50 depois de abertas as urnas, no ano que vem. Até mesmo em Florianópolis, onde tem o vice-prefeito, a ideia inicial é ter candidato à prefeitura, assim como em todos os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Ausências notadas

Governador Carlos Moisés da Silva fez uma confraternização de fim de ano e convidou a bancada federal à Casa d’Agronômica, na última sexta (13), e não foi lá muito bem correspondido. Nenhum deputado de MDB, PSD, PSL, NOVO, PP, PSB ou PSDB apareceu, somente Hélio Costa (Republicanos) e Carmen Zanotto (Cidadania), mais os três senadores Esperidião Amin (PP), Dário Berger (MDB) e Jorginho Mello (PL)

Ativistas digitais

Instituto Mapa e Sentimonitor avaliaram o governo de Carlos Moisés da Silva no território de seus maiores seguidores e também desafetos, as mídias digitais, entre 14 de novembro e 1 de dezembro. Para a pesquisa exclusiva e inédita, o Mapa informou que foram coletadas, analisadas e consolidadas 7778 postagens totais das redes sociais (Twitter, Youtube, Blogs e Jornais (Clipping Digital) e Facebook (página oficial do governador), que somadas, geraram um engajamento (soma de curtidas, compartilhamentos e comentários) de 1.052.395 interações.

Alguns dos resultados

De acordo com o levantamento, a imagem positiva de atuação do governo Carlos Moisés, com índice de 40%, em contrapartida às menções negativas na ordem de 26%, enquanto as posições de neutralidade somam 34% das subscrições, uma contagem favorável ao governador. Quando o assunto é segurança, mobilidade e educação, eles lideram as postagens de manifestações espontâneas, enquanto nas 10 maiores cidades, Blumenau e Chapecó concentram os maiores índices de positividade, já em Palhoça e Criciúma são as com maior número de citações negativas.

Principal assunto

A reabertura da Ponte Hercílio Luz é tema em destaque tanto na intensidade de inserções, quanto na divisão de sentimentos favoráveis e desfavoráveis, mas prevalece avaliação positiva. Os dados completos da pesquisa podem ser acessados em https://www.mapa.com.br/avaliacao-do-governo-carlos-moises/.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🛴🚨 CONFUSÃO NO TRÂNSITO | Bicicleta elétrica ou ciclomotor? Patinete ou autopropelido? Pra acabar com ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!

Espaço Saúde

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.