Balneário Camboriú vai ganhar, em breve, mais uma ferramenta para o combate à criminalidade. A cidade vai receber 10 totens de monitoramentos, que serão instalados em pontos estratégicos do município.
Continua depois da publicidade
Os painéis verticais são equipamentos capazes de analisar automaticamente imagens do trânsito e da movimentação de pessoas, podendo ser usado para detectar situações de risco e gerar alertas para a ...
Os painéis verticais são equipamentos capazes de analisar automaticamente imagens do trânsito e da movimentação de pessoas, podendo ser usado para detectar situações de risco e gerar alertas para a Guarda Municipal e os agentes de Trânsito.
Continua depois da publicidade
Os painéis estarão equipados com um botão de emergência, leitor ótico de placas de veículos, câmeras de 360 graus, comunicador, blindagem, sensor de vandalismo e mensagens de áudio para campanhas educativas.
Os aparelhos permitem a transmissão de dados em tempo real para uma central de monitoramento. A partir dos totens, os órgãos de segurança poderão ser alertados sobre ocorrências de emergências, locais com aglomeração de pessoas, invasão ou circulação de suspeitos em áreas públicas ou restritas. Até a velocidade dos veículos será observada.
Continua depois da publicidade
A previsão é que os equipamentos estejam em funcionamento na segunda semana de dezembro. A empresa responsável pela instalação já foi contratada. O processo foi com dispensa de licitação e o valor não foi divulgado. O argumento da prefeitura é que a empresa possui exclusividade no serviço, sendo a única fabricante do equipamento no Brasil.
Gabriel Castanheira, secretário de Segurança, explica que os totens serão colocados nos locais de maior registro de ocorrências. De acordo com ele, o serviço vai ajudar o trampo da Guarda e dos agentes de trânsito, permitindo uma resposta mais rápida no atendimento. “Eles [os totens] contarão com comunicadores de alta tecnologia direto com a Central 153, para que as autoridades de segurança se comuniquem com os cidadãos no ambiente monitorado e atuar de imediato em situações de emergência”, informa.