O ex-prefeito de Balneário Camboriú, Edson Renato Dias (PMDB), o Periquito, fez um evento na segunda-feira em Itajaí, onde se lançou como pré-candidato do partido a deputado estadual nas eleições de 2018. Uma atividade política normal, não fosse pelo fato de que a pretensão de Periquito pode complicar os planos do vereador peixeiro Thiago Morastoni (PMDB), filho do prefeito Volnei Morastoni, que vinha se assanhando para também disputar uma cadeira na assembleia Legislativa.
Eleito presidente do diretório municipal do PMDB em Balneário, Periquito diz que a pré-candidatura tá bem encaminhada com o partido. Ele aposta na experiência que já teve como deputado entre 2006 e ...
Eleito presidente do diretório municipal do PMDB em Balneário, Periquito diz que a pré-candidatura tá bem encaminhada com o partido. Ele aposta na experiência que já teve como deputado entre 2006 e 2008 e nos dois mandatos como prefeito por Balneário como diferenciais.
Atualmente, o peemedebista comanda a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Itajaí. “Vou poder contribuir bastante. Hoje tenho uma representatividade mais forte e muita vontade de trabalhar”, discursa.
Periquito ressalta que a pré-candidatura tá sendo construída com apoios que vem ganhando também em outras cidades da região da Amfri, como Itapema e Porto Belo, exemplifica. Ele também observa que seu nome tem apoio de Mauro Mariani, que é o pré-candidato do PMDB ao governo do Estado.
Não vê problema
Sobre as intenções de Thiago Morastoni em também concorrer a uma vaga na Assembleia, Periquito avalia que não vê isso como problema. “Não trabalho para impedir o nome de ninguém”, garante.
Para ele, há espaço para mais de um candidato, se for o caso de o partido indicar os dois nomes.
As decisões do PMDB ainda poderiam respingar no PP, considerando a ideia de uma composição dos progressistas junto com PMDB para o ano que vem. O PP tem nomes como o ex-secretário Tarcízio Zanelatto e o ex-prefeito Jandir Bellini com pretensões à Assembleia.
PMDB de Itajaí quer Thiago
O presidente municipal do PMDB peixeiro, Wilson Rebelo Junior, classificou como boato a possibilidade de a pré-candidatura de Piriquito melar a vontade de Thiago Morastoni. Isso porque se pensa numa configuração colocando o ex-prefeito do Balneário como candidato a deputado federal, enquanto Thiago seria o estadual.
Wilson não acredita na possibilidade de lançar os dois nomes pra Assembleia. “O PMDB deve indicar o Thiago”, aposta. O líder do partido em Itajaí ainda informou que não há nada conversado com o PP. As tratativas do diretório com outros partidos deverão começar nas próximas semanas.
Vereador diz que quer sair
Voltando de viagem de Alicante, na Espanha, onde integrou a comitiva pra largada da Volvo Ocean Race, o vereador Thiago Morastoni afirmou ser muito cedo para avaliar as possíveis candidaturas. “Não vejo nenhum problema se, eventualmente, ter duas candidaturas”, diz, reafirmando a vontade de ser deputado estadual. “Há espaço para mais candidatos”, completa.
Thiago disse que também tá construindo sua pré-candidatura com as lideranças na região, mas que a decisão final será no âmbito partidário, dentro do PMDB. “Tenho uma condição regional muito boa. O PMDB tem bons nomes mas eu vou lutar pela minha candidatura”, observa.
Independentemente dos nomes, o vereador considera que a região tem potencial para eleger mais de um representante, levando em conta os mais de 500 mil votos válidos dos colégios eleitorais da região. Por outro lado, o lançamento de muitas candidaturas pode espalhar os votos e não eleger ninguém. “A região tá politicamente enfraquecida por falta de representatividade”, analisa, com a pretensão de ser o único escolhido do partido para a disputa em 2018.