Trabalhadores e estudantes que moram em Itajaí ou Navegantes e recebem o passe livre para o ferry-boat terão uma hora a menos para a retirada do vale-transporte a partir de setembro. O departamento de Transportes e Terminais de Santa Catarina (Deter) determinou que as senhas sejam entregues até às 18h.
A notícia tá revoltando os usuários. O vendedor Rafael Costa, 35 anos, mora em Navegantes e trabalha em Itajaí das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Todo final de mês, quando o governo libera os passes ...
A notícia tá revoltando os usuários. O vendedor Rafael Costa, 35 anos, mora em Navegantes e trabalha em Itajaí das 9h às 12h e das 13h30 às 18h30. Todo final de mês, quando o governo libera os passes, ele sai do serviço correndo para chegar antes das 19h e pegar uma senha para ser atendido.
Só que ele descobriu que a partir de setembro as senhas só serão entregues até às 18h. “Como eu vou pegar os passes se trabalho até às 18h30? Eles não podem empurrar isso goela abaixo, vai ser muito complicado”, diz. Rafael vai registrar uma queixa na ouvidoria do governo do Estado.
O passe livre é um benefício concedido a assalariados e estudantes que moram em Itajaí ou Navegantes e trabalham no outro lado do rio Itajaí-açu. Após o cadastro, no início de cada mês, a pessoa tem direito a até 80 vales, dependendo da categoria. A retirada é nos oito últimos dias úteis de cada mês. Segundo Rafael, há muita gente na fila sempre.
José Vidal Ramos, gerente de Administração, Finanças e Contabilidade do Deter, informa que a mudança será para que os funcionários que trabalham no passe livre, que são de uma empresa terceirizada, não façam horas extras. “O Estado não pode pagar horas extras. Na terça-feira, quando estive lá, era 22h30 e ainda tinha gente sendo atendida”, diz.
Para não prejudicar o povão, o Deter vai aumentar os dias para o recadastramento e retirada do passe. José Vidal diz que o recadastramento, que antes era feito nos cinco primeiros dias úteis do mês, passará para os oito primeiros dias. Já a retirada dos passes passará para os 10 últimos dias úteis do mês. “A intenção é melhorar o atendimento”, garante.
Caso muita gente seja prejudicada, como no caso de Rafael, o departamento pode antecipar o horário de atendimento para iniciar ao meio-dia. A sede do passe livre fica na avenida João Sacavem, no centro de Navegantes.