As passagens de ônibus de linhas intermunicipais vão ficar mais caras em todo o estado. O departamento de Transportes e Terminais do Estado de Santa Catarina (Deter) autorizou o reajuste dos bilhetes em 7,23% para os ônibus com característica urbana e entre 6,84% e 6,94% para os busões que vão até a rodoviária.
O reajuste foi autorizado pelo conselho de administração do Deter, na quinta-feira, após reivindicação das empresas de ônibus. Segundo informações do Deter, o sindicato das Empresas de Transporte de ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
O reajuste foi autorizado pelo conselho de administração do Deter, na quinta-feira, após reivindicação das empresas de ônibus. Segundo informações do Deter, o sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros pediu reajuste de 9% e 16%, mas o Deter autorizou um reajuste menor.
Luiz Carlos Faísca, presidente da Comissão de Estudos Tarifários do Deter, informa que o reajuste leva em conta o custo da mão-de-obra, despesas diversas das empresas com pneu, manutenções, gastos administrativos, e também a demanda pelo serviço.
Segundo Luiz, em todo o estado caiu 5% o número de passageiros de 2016 para 2017. Por outro lado aumentou em 30% o número de passageiros que não pagam passagem, como idosos e deficientes. “O maior impacto foi a queda dos passageiros. Só em Florianópolis foram quatro milhões de usuários que deixaram de usar o transporte coletivo”, diz.
Com isso, a partir da zero hora de domingo os usuários terão que desembolsar uma graninha extra. O reajuste será de 7,23% para a Praiana e Viação Navegantes. As linhas rodoviárias intermunicipais, como a Viação Catarinense, terão reajuste de 6,94% para aquelas que só andam no asfalto, e 6,84% para as que pegam trechos de estrada de chão.