Este sábado é o dia D da vacinação contra a poliomielite. As cidades da região já tão preparadas pra imunizar todos os pequerruchos menores de cinco anos de idade. Os postinhos de saúde estarão abertos, das 8h às 17h, pra receber a gurizada que for tomar as duas gotinhas pra combater a paralisia infantil. A ação começou segunda-feira e vai até o dia 24 deste mês. A segunda fase da campanha será no dia 13 de agosto, quando meninos e meninas devem ser novamente levados aos postos.
Continua depois da publicidade
A diretora do departamento de vigilância Epidemiológica de Itajaí, Andréa Bittencourt, explica que a city tá mobilizada pra imunizar cerca de 70% das 12.874 crianças esperadas pra receberem as gotinhas ...
A diretora do departamento de vigilância Epidemiológica de Itajaí, Andréa Bittencourt, explica que a city tá mobilizada pra imunizar cerca de 70% das 12.874 crianças esperadas pra receberem as gotinhas. Entre segunda e sexta-feira, 2212 anjinhos já foram protegidos. Só em Itajaí, 25 pontos fixos e outros sete volantes estarão à disposição da criançada. Além da vacina contra a pólio, no sábado também será aplicada a segunda dose da vacina contra a gripe em crianças peixeiras até dois aninhos. No Balneário Camboriú, todas as unidades de saúde, o posto de Atenção Infantil (PAI) e barreiras montadas pela cidade vão oferecer a vacina. Lá, já foram imunizadas 2229 crianças, sendo que a meta é chegar a 6289.
Continua depois da publicidade
Em Navega, a ideia é vacinar boa parte do público-alvo, estimado em 4607 pequenos, neste dia D. Lá, além das 16 unidades de saúde, uma equipe estará no ferryboat, das 8h às 17h. Penha também tá preparada pra imunizar a galerinha em cinco unidades de saúde, além de uma barreira no supermercado Zoni e outra no Beto Carrero World, que tão preparadas. No parque, a equipe vai esperar a criançada em frente ao castelo, das 9h às 11h. A ideia é aproveitar o movimento dos visitantes.
Na vizinha Piçarras, uma barreira na ponte que faz divisa com Penha e outra na loja Salfer serão montadas. As gotinhas também serão oferecidas na secretaria de Saúde e o objetivo é imunizar 1175 pequerruchos. Já na Barra Velha todas as nove unidades de saúde estarão abertas e a meta é vacinar até 90% dos pequerruchos.
Continua depois da publicidade
Tem que cuidar
A pólio é uma doença grave. Na maioria das vezes a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.