Balneário Camboriú é o principal destino turístico entre os 11 municípios da região da Amfri, com 45% dos visitantes. Além de toda a infraestrutura que a cidade dispõe, muito desta preferência se deve às praias, que são o principal motivo da vinda às citys da região de 44% das pessoas. O turista gasta entre 100 e 200 mangos, fora o dindim pra hospedagem, e tem renda mensal entre R$ 2 mil e R$ 4 mil. Pra fechar, 79% destes turistas são brasileiros e 15% argentinos.
Continua depois da publicidade
Os números foram divulgados ontem pelo consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar), que fez uma avaliação do setor nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Penha ...
Os números foram divulgados ontem pelo consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar), que fez uma avaliação do setor nas cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Navegantes, Penha, Balneário Piçarras, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Bombinhas, Luís Alves e Ilhota, que integram a bagaça. Vários bagrões do turismo puderam observar os dados e tirar dúvidas sobre o resultado do trabalho, que também ajudou a traçar um perfil do turista que visita a região. A palestra rolou no auditório da Amfri, no São Viça, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Mais de 2500 turistas foram entrevistados, de janeiro a março de 2011, pela equipe do instituto de Pesquisas Sociais (IPS) da Univali, a pedido do Citmar. Segundo o Sérgio Saturnino Januário, mandachuva do IPS, os dados mostram que a maior parte dos visitantes é fiel às citys e sempre volta. Cerca de 40% dos turistas têm algum imóvel aqui ou pedem casa emprestada, então sempre retornam. Além disso, o turista da região sai com uma boa impressão das nossas cidades e 98% das pessoas entrevistadas afirmaram que pretendem voltar nas próximas férias, conta o sabichão.
Mas, além das coisas boas, a pesquisa também mostra os problemas que as cidades enfrentam pro crescimento do turismo na região. Vimos que o nosso principal desafio ainda é o acesso entre as cidades da foz do rio Itajaí, então a maioria ainda fica apenas nas regiões que têm praia, que a é a principal motivação dos nossos turistas, afirma a secretária de Turismo de Itajaí e presidente do colegiado de secretários municipais de turismo da Amfri, Maria Valdete Orci de Campos.
Continua depois da publicidade
Durante a apresentação, a equipe do IPS que participou da pesquisa explicou o perfil da turistada que vem à região. Com os dados, pudemos traçar o perfil dos turistas e descobrir faixa etária, renda média, origem e outros dados que podem ajudar os municípios a atender melhor os visitantes, disse o coordenador da equipe de campo, Bruno Pezzotti.
Ontem também foi lançada, durante o evento, a segunda edição da revista Costa Verde & Mar, que será distribuída na região pra divulgar o turismo local.
Ajuda a se preparar
O bragrão da secretaria de Turismo de Navega, João Carlos Rebello da Cunha, conta que os resultados ajudam o setor público a se preparar melhor pro próximo ano e atrair ainda mais visitantes. A pesquisa é uma fonte de informação muito importante pra saber onde estamos falhando, principalmente pro municípios com menos estrutura, que podem se programar melhor para o ano seguinte e aumentar o número de turistas, conta o secretário.