As autoridades de Balneário Camboriú e região se reuniram ontem, na 1ª Conferência Municipal sobre Drogas, pra discutir esta questão que é pra lá de importante pro município. O foco principal da conversa foi tentar melhorar as ações que tão sendo feitas pra combater o uso da porcariada. O encontro rolou na câmara de vereadores da city.
O presidente do conselho Municipal Antidrogas (Comad), Sérgio Valdir Souza, disse que a conferência é diferente das outras porque vai além do blablablá. Estamos conferindo as ações de prevenção ...
O presidente do conselho Municipal Antidrogas (Comad), Sérgio Valdir Souza, disse que a conferência é diferente das outras porque vai além do blablablá. Estamos conferindo as ações de prevenção, atenção, reinserção ou inserção e repressão que tão sendo feitas na cidade, afirmou. Sérgio acredita que uma boa ação seria proporcionar oficinas profissionalizantes direcionadas pra área que o usuário de drogas se identifique, pra que ele deixe o vício. É a reinserção. Nós queremos que ele saia de uma oficina profissionalizante direto pro mercado de trabalho, explica.
Continua depois da publicidade
O presidente do Comad diz ainda que o governo precisa dar mais atenção às famílias, também muito prejudicadas. O consumo das porcarias no município ainda envolve problemas sociais, de segurança pública e saúde. Os tipos de drogas são distintos. Temos que amenizar a situação e dar um conforto melhor à população, finaliza.
A delegada regional de polícia Civil Magali Ignácio também aprovou a conferência. É pra agilizar a sociedade, dar apoio aos usuários de drogas, encaminhamentos e criar políticas sociais no sentido de recuperação, falou. A dotora também acredita que é preciso mais ações pra ajudar essas pessoas. Realmente tem que ter uma rede social pra ajudar o usuário a sair do vício e ter alternativa de vida, senão ele vai pro mundo do crime, diz.
Jovens são maioria
Os perrengues envolvendo drogas tão mais ligados aos jovens, na Maravilha do Atlântico. O Comad não tem o número de usuários no município, mas Sérgio garante que a situação é preocupante. Nós estamos perdendo nossos jovens. Isso é dramático, não sabemos o dia de amanhã, alerta.
Nos dias 3, 4 e 5 de agosto rola outro plá sobre drogas no Balneário. Trata-se do 18º encontro do Conselho Estadual de Entorpecentes (CONEN/SC) e do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD), que será no cine Itália.