Itajaí

Começa hoje vistoria obrigatória

Quem quiser tocar o negócio em Itajaí tem que andar nos trinques. Veja onde e como fazer a vistoria

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Donos de vans que queiram continuar trampando no transporte escolar de Itajaí têm que ficar ligados. Começa hoje o período de vistorias dos veículos para a liberação do selo que garante o direito ao leva-e-traz da criançada pelas ruas da cidade. Quem circular sem o selo terá a van apreendida e tá arriscado a ter o alvará para o trampo cassado.

Continua depois da publicidade

As vans escolares transportam hoje cerca de 2,5 mil alunos de creches e escolas dos ensinos fundamental e médio, informa Bento Garcia, presidente do sindicato dos Transportadores Escolares de Itajaí ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

As vans escolares transportam hoje cerca de 2,5 mil alunos de creches e escolas dos ensinos fundamental e médio, informa Bento Garcia, presidente do sindicato dos Transportadores Escolares de Itajaí e Região (Sintresi). Por isso, rola tanta preocupação de que os carangões estejam funcionando nos trinques, ressalta o chefão do sindicato. “E o principal fiscal é mesmo o pai ou a mãe, que deve exigir o selo no veículo e conferir se o dono da van tem o seguro contra acidentes”, ressalta Bento Garcia.

Continua depois da publicidade

Para este ano, a prefeitura largou na praça 89 alvarás pra transportadores escolares. “Mas temos 75 vans atuando”, afirma o presidente do Sintresi. Um número que, garante Bento, é suficiente pra dar conta da demanda do leva-e-traz das crianças e adolescentes de casa pra escola e vice-versa. Dos que estão no trampo, 50 são ligados ao Sintresi.

Hoje, afirma ainda o chefão do Sindicato, não há mais vans irregulares circulando por Itajaí. “A fiscalização tem funcionado bem e este ano não recebemos nenhuma denúncia de que isto [a existência de vans piratas] esteja ocorrendo”, diz.

Continua depois da publicidade

Negócio em família

Em Itajaí, o trampo de van escolar é um negócio familiar. Das pouco mais de 110 pessoas que estão na atividade, somente uns 30% delas são funcionários sem nenhuma ligação de parentesco com o dono da van, estima Bento Garcia. Boa parte dos monitores que cuida da criançada no veículo são esposas, sobrinhos ou irmãos e irmãs dos motoras.

Os de fora também

As vans que trazem a alunada de outras cidades também têm que estar nos trinques e dentro do padrão nacional de segurança, explica Bento Garcia. Mas, nesse caso, as vistorias rolam nas cidades em que os donos das vans conseguiram os alvarás pros trampos e não pela Codetran.

Como fazer a vistoria e andar nos trinques

Continua depois da publicidade

O período de vistoria vai de hoje até 5 de agosto. Vale para o trampo do segundo semestre deste ano. O dono da van tem que levar o carangão até o pátio da coordenadoria de Trânsito (Codetran) da prefa de Itajaí, que fica na rua Blumenau, 1500, ao lado da Celesc, na Barra do Rio.

Basta aparecer por lá sem hora marcada mesmo. O horário de atendimento é das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

O que precisa

Pra começo de conversa, a van precisa estar adesivada com a palavra Escolar nas laterais. A faixa tem que ter no mínimo 94 centímetros de largura e 19 de altura. Além disso, o carango também tem que ter tacógrafo, que é aquele aparelhinho que registra o histórico da velô do veículo e dedura se o motorista andou pisando no acelerador além da conta.

O pessoal da Codetran ainda passa um pente-fino no carangão pra ver se o extintor de incêndio, os freios, os cintos de segurança, os pneus, as janelas, as portas e até mesmo a higiene tão nos trinques.

Continua depois da publicidade

Por fim, é conferido se o motora responsável pelo transporte tem carteira de habilitação na categoria D e se tem o curso obrigatório pra condutor de transporte escolar.

Pra van que faz o leva-e-traz da criançada com idade abaixo de 12 anos, é exigida a presença de um monitor no veículo, que deve ser informada à tchurma da Codetran na hora da vistoria.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.9.173

TV DIARINHO


💰🔥 ICMS VIRA DISPUTA ENTRE CIDADES! Joinville entrou na Justiça contra Itajaí e outros municípios que ...





Especiais

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

meio ambiente

Autorização de limpeza de pasto mascara e 'legaliza' desmatamento ilegal

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

RESILIÊNCIA

O recomeço de Muçum, a cidade que foi três vezes levada pelas águas

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

PESQUISA

Minoria dos promotores acha que fiscalizar a polícia é prioridade do Ministério Público

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

SEGURANÇA

Como a guerra entre grupos criminosos fez a violência explodir na Zona Oeste do Rio

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”

entrevista

“Países estão com pé no acelerador das renováveis, mas também dos combustíveis fósseis”



Blogs

Armandinho desembarca no Music Park BC neste sábado, 17

Blog do Ton

Armandinho desembarca no Music Park BC neste sábado, 17

Chá de cabelo de milho

Blog da Ale Francoise

Chá de cabelo de milho

Sindifoz se manifesta

Blog do JC

Sindifoz se manifesta



Diz aí

Ex-prefeito de BC participa do programa “Diz aí!”

BALNEÁRIO

Ex-prefeito de BC participa do programa “Diz aí!”

"A gente praticamente dobrou o número de serviços semanais"

Diz aí, Aristides!

"A gente praticamente dobrou o número de serviços semanais"

Chefão da JBS Terminais participa do “Diz aí!” nesta quarta-feira

AO VIVO

Chefão da JBS Terminais participa do “Diz aí!” nesta quarta-feira

"O maior valor agregado está no contêiner"

Diz aí, Beto Cunha!

"O maior valor agregado está no contêiner"

Vereador Beto Cunha fala sobre polêmica das cargas a granel no Diz aí!

AO VIVO

Vereador Beto Cunha fala sobre polêmica das cargas a granel no Diz aí!



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.