Itajaí ocupa a 20ª posição no cobiçado ranking das melhores cidades para se fazer carreira. Se considerar apenas Santa Catarina, a city peixeira pula para o segundo lugar e fica atrás apenas de Floripa. A pesquisa, feita pelos sabichões da escola de Negócios Fucape, de Vitória/SC, tá divulgada na edição deste mês da Você S/A, uma das mais importantes revistas de negócios do país. Esse resultado demonstra porque Itajaí tem a melhor renda per capita do estado, diz o prefeito Jandir Bellini (PP), ao comemorar a notícia.
Continua depois da publicidade
A colocação em nível nacional é um feito, se considerar que o Brasil tem nada menos que 5564 municípios. Pra selecionar as cidades, os pesquisadores usam critérios como o produto interno bruto ( ...
A colocação em nível nacional é um feito, se considerar que o Brasil tem nada menos que 5564 municípios. Pra selecionar as cidades, os pesquisadores usam critérios como o produto interno bruto (PIB), a qualidade das empresas instaladas no município, a quantidade de vagas no ensino superior e até mesmo a qualidade de vida do povão.
Continua depois da publicidade
Itajaí tá tão bem na fita, que pela pesquisa é a quarta cidade do sul do Brasil. Perde apenas para as três capitais (Floripa, Curita e Poá) e ganha de grandes centros como Joinville e Londrina/PR ou cidades que sempre foram consideradas economicamente sedimentadas, como é o caso da gaúcha Caixas do Sul.
Jandir acredita que o fato da cidade abrigar grandes empresas é um dos principais fatores para torná-la atrativa quando o assunto é carreira profissional. Mas os méritos da city peixeira vão além, afirma o alcaide. Temos um alto grau de escolaridade, com as universidades de Itajaí e região, e um bom IDH (índice de desenvolvimento humano), que vai ficar ainda melhor quando concluirmos a instalação do sistema de saneamento básico na cidade, argumenta.
Continua depois da publicidade
Clayton Batschauer, secretário do Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Sedeer) da prefa peixeira, não tem dúvidas de que Itajaí já é referência nacional no mundo dos negócios. Por aqui, ressalta, estão algumas das maiores empresas nacionais, como é o caso das gigantes do setor da alimenção, como a Brasil Foods e a Cargil/Seára, ou da Transportes Dalçoquio. Grandes e estruturadas empresas, argumenta o abobrão, significam oportunidades pra alavancar carreiras profissionais.
Um dos méritos da cidade, diz o secretário, é a qualificação da mão de obra. Através da Feapi, a nossa fundação educacional, estamos formando cerca de 500 profissionais todo mês para suprir a demanda do mercado de trabalho, afirma. O secretário cita os cursos voltados pra área do petróleo e gás e para a indústria náutica de luxo, dois segmentos que abrigam grandes firmas e que tão crescendo na cidade.