Itajaí

Ventos de até 60 km/h causam destruição

Casas foram destelhadas e galhos de árvores, outdoors e placas caíram. Teve ainda falta de luz em vários municípios. Em alto-mar a coisa também tá feia

Depois da chuva, ventania e frio. Assim tá sendo a semana nas cidades do litoral. Ontem, rajadas de vento que chegaram a 60 km/h deixaram as turmas da defesa civil peixeira e da Celesc em estado de atenção. Algumas casas foram destelhadas e galhos de árvores, outdoors e placas caíram. Em Itajaí, cerca de 17 mil pessoas ficaram sem energia elétrica por causa do vendaval. Junto a isso, uma frente fria se aproxima da região e deve deixar o tempo firme por aqui até sexta-feira. Mas com uma friaca das brabas a partir de hoje.

O coordenador da defesa civil peixeira, Everlei Pereira, afirma que a média dos ventos ficou em 40 km/h, mas rajadas de até 60 km/h trouxeram prejuízos pra algumas pessoas da city. “Os ventos são ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O coordenador da defesa civil peixeira, Everlei Pereira, afirma que a média dos ventos ficou em 40 km/h, mas rajadas de até 60 km/h trouxeram prejuízos pra algumas pessoas da city. “Os ventos são reflexo do ciclone extratropical que está sobre o mar, por isso esse vendaval ainda vai permanecer amanhã [hoje]”, avisa Everlei, lembrando que a maré alta de ontem não chegou a causar alagamentos na cidade.

Continua depois da publicidade

Já o coordenador de Climatologia da Univali, Sergey Alex de Araújo, alerta que o tempo firme fará os termômetros despencarem hoje e amanhã, ainda com a ocorrência de ventos fortes. Segundo Sergey, a mínima pra esta quarta-feira ficará em torno de 8°C, podendo cair até 6°C amanhã. “O frio será intenso nesta semana. Já os ventos seguirão fortes”, afirma.

Os moradores de São Joaquim, Lages, Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra e Água Doce tiveram que encarar neve na manhã de ontem. Hoje, a previsão é de que volte a nevar nesses lugares.

17 mil sem luz

Antônio Bento Barcelos, que trampa no setor de operação e manutenção da Celesc em Itajaí, conta que o vento fez com que galhos de árvores, outdoors e placas fossem arremessados na rede de distribuição de energia elétrica. “Tivemos muitos problemas por conta dos ventos. Em alguns locais a energia já foi restabelecida, em outros ainda estamos trabalhando”, comenta. Pelo menos 17 mil pessoas ficaram sem luz na city peixeira, em vários bairros e também no centro. Um acidente com um caminhão da Semasa, que bateu num poste, também contribuiu com o apagão.

Alerta aos pescadores e canal ainda fechado

As variações do tempo também atingiram o povo do mar. Jaqueline Fagundes, rádio-operadora da rádio Costeira de Itajaí, disse que um aviso aos pescadores alertou sobre os perigos pra navegação. “Os [pescadores] que já estavam no mar receberam o aviso de que talvez fosse melhor ancorar em alguma ilha, até que a agitação passasse”, revela. Segundo Jaqueline, em alto-mar as rajadas de vento passaram de 90 km/h e as ondas chegaram a quatro metros.

A forte correnteza que vem do Itajaí-açu, por causa das águas da chuva, aliada à ressaca do mar, também atrapalha os portos de Itajaí e Navegantes. O canal de entrada aos terminais está fechado desde segunda-feira e deve ser reaberto só na tarde de hoje. “Avaliamos a velocidade do rio e achamos que era melhor interromper a boca da barra”, diz o diretor técnico do porto peixeiro, André Pimentel, lembrando que o trampo deve voltar ao normal às 14h de hoje.

Continua depois da publicidade

Telhados voam no Balneário e Cambu

A ventania doida que baixou na região ontem deixou muita gente descabelada e casas sem teto no Balneário Camboriú e nas regiões mais altas de Camboriú. Os mais de 150 moradores do condomínio Colina do Cedros, no bairro de mesmo nome, em Cambu, siassustaram com a ventania da manhã. O forte vento arrancou o telhado de polietileno da varanda de seis residências. Algumas das estruturas passaram por cima das casas e caíram na calçada. Outras foram parar na rede elétrica. “Voou, dobrou no ar e ficou engatado”, contou a moradora Marli Moreira Cunha. A zeladora Aladi Cunha conta que se assustou quando ouviu a barulheira. “Nunca deu esse vento aqui”, fala a mulher, que mora há um ano no condomínio. Também em Camboriú, a turma da prefeitura teve que trocar quatro janelas do ginásio de esportes que quebraram pelas 10h.

Na Maravilha do Atlântico, a ventania fez a calha de chuva de uma casa da rua 3146 voar e bater num poste. Ela se enrolou na fiação e cortou a energia da vizinhança. A turma da Celesc foi obrigada a dar as caras no local e arrumar a fiação. A luz só voltou ao normal no início da tarde e cerca de cinco mil pessoas ficaram às escuras na região central. O vento doido também derrubou uma placa ao lado do shopping Atlântico que, por muito pouco, não detonou com os carros estacionados por lá.

Continua depois da publicidade

 






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🗼👏🏻SUPER GYRO TOWER | A obra da nova atração turística de Balneário Camboriú levou pouco mais de um ...



Especiais

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

Caso Backer

Vítimas esperam indenizações enquanto sócios vivem em imóvel de R$5 milhões

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

POLÍCIA FEDERAL

EUA gastaram milhões para cooptar PF há 20 anos; processo não foi julgado

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

SAÚDE

Após avanço no STF sobre reajuste, idosos podem ter derrota para planos de saúde na Câmara

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras



Blogs

O campeão voltou! Ramon Dino retorna ao Mr. Olympia Brasil Expo com status de herói nacional

A bordo do esporte

O campeão voltou! Ramon Dino retorna ao Mr. Olympia Brasil Expo com status de herói nacional

Vamos limpar os bancos das Praças?

Blog do Magru

Vamos limpar os bancos das Praças?

Na vitrine

Blog do JC

Na vitrine



Diz aí

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, Anna Carolina!

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.