Itajaí

Ventos de até 60 km/h causam destruição

Casas foram destelhadas e galhos de árvores, outdoors e placas caíram. Teve ainda falta de luz em vários municípios. Em alto-mar a coisa também tá feia

Depois da chuva, ventania e frio. Assim tá sendo a semana nas cidades do litoral. Ontem, rajadas de vento que chegaram a 60 km/h deixaram as turmas da defesa civil peixeira e da Celesc em estado de atenção. Algumas casas foram destelhadas e galhos de árvores, outdoors e placas caíram. Em Itajaí, cerca de 17 mil pessoas ficaram sem energia elétrica por causa do vendaval. Junto a isso, uma frente fria se aproxima da região e deve deixar o tempo firme por aqui até sexta-feira. Mas com uma friaca das brabas a partir de hoje.

O coordenador da defesa civil peixeira, Everlei Pereira, afirma que a média dos ventos ficou em 40 km/h, mas rajadas de até 60 km/h trouxeram prejuízos pra algumas pessoas da city. “Os ventos são ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O coordenador da defesa civil peixeira, Everlei Pereira, afirma que a média dos ventos ficou em 40 km/h, mas rajadas de até 60 km/h trouxeram prejuízos pra algumas pessoas da city. “Os ventos são reflexo do ciclone extratropical que está sobre o mar, por isso esse vendaval ainda vai permanecer amanhã [hoje]”, avisa Everlei, lembrando que a maré alta de ontem não chegou a causar alagamentos na cidade.

Continua depois da publicidade

Já o coordenador de Climatologia da Univali, Sergey Alex de Araújo, alerta que o tempo firme fará os termômetros despencarem hoje e amanhã, ainda com a ocorrência de ventos fortes. Segundo Sergey, a mínima pra esta quarta-feira ficará em torno de 8°C, podendo cair até 6°C amanhã. “O frio será intenso nesta semana. Já os ventos seguirão fortes”, afirma.

Os moradores de São Joaquim, Lages, Urubici, Urupema, Bom Jardim da Serra e Água Doce tiveram que encarar neve na manhã de ontem. Hoje, a previsão é de que volte a nevar nesses lugares.

17 mil sem luz

Antônio Bento Barcelos, que trampa no setor de operação e manutenção da Celesc em Itajaí, conta que o vento fez com que galhos de árvores, outdoors e placas fossem arremessados na rede de distribuição de energia elétrica. “Tivemos muitos problemas por conta dos ventos. Em alguns locais a energia já foi restabelecida, em outros ainda estamos trabalhando”, comenta. Pelo menos 17 mil pessoas ficaram sem luz na city peixeira, em vários bairros e também no centro. Um acidente com um caminhão da Semasa, que bateu num poste, também contribuiu com o apagão.

Alerta aos pescadores e canal ainda fechado

As variações do tempo também atingiram o povo do mar. Jaqueline Fagundes, rádio-operadora da rádio Costeira de Itajaí, disse que um aviso aos pescadores alertou sobre os perigos pra navegação. “Os [pescadores] que já estavam no mar receberam o aviso de que talvez fosse melhor ancorar em alguma ilha, até que a agitação passasse”, revela. Segundo Jaqueline, em alto-mar as rajadas de vento passaram de 90 km/h e as ondas chegaram a quatro metros.

A forte correnteza que vem do Itajaí-açu, por causa das águas da chuva, aliada à ressaca do mar, também atrapalha os portos de Itajaí e Navegantes. O canal de entrada aos terminais está fechado desde segunda-feira e deve ser reaberto só na tarde de hoje. “Avaliamos a velocidade do rio e achamos que era melhor interromper a boca da barra”, diz o diretor técnico do porto peixeiro, André Pimentel, lembrando que o trampo deve voltar ao normal às 14h de hoje.

Continua depois da publicidade

Telhados voam no Balneário e Cambu

A ventania doida que baixou na região ontem deixou muita gente descabelada e casas sem teto no Balneário Camboriú e nas regiões mais altas de Camboriú. Os mais de 150 moradores do condomínio Colina do Cedros, no bairro de mesmo nome, em Cambu, siassustaram com a ventania da manhã. O forte vento arrancou o telhado de polietileno da varanda de seis residências. Algumas das estruturas passaram por cima das casas e caíram na calçada. Outras foram parar na rede elétrica. “Voou, dobrou no ar e ficou engatado”, contou a moradora Marli Moreira Cunha. A zeladora Aladi Cunha conta que se assustou quando ouviu a barulheira. “Nunca deu esse vento aqui”, fala a mulher, que mora há um ano no condomínio. Também em Camboriú, a turma da prefeitura teve que trocar quatro janelas do ginásio de esportes que quebraram pelas 10h.

Na Maravilha do Atlântico, a ventania fez a calha de chuva de uma casa da rua 3146 voar e bater num poste. Ela se enrolou na fiação e cortou a energia da vizinhança. A turma da Celesc foi obrigada a dar as caras no local e arrumar a fiação. A luz só voltou ao normal no início da tarde e cerca de cinco mil pessoas ficaram às escuras na região central. O vento doido também derrubou uma placa ao lado do shopping Atlântico que, por muito pouco, não detonou com os carros estacionados por lá.

Continua depois da publicidade

 



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.86


TV DIARINHO


🚧 OBRA DE VOLTA | Depois de anos abandonado, o Complexo de Segurança Pública de Itajaí voltou a ter ...



Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Blogs

O exemplo tem de ser dado pela Prefeitura

Blog do Magru

O exemplo tem de ser dado pela Prefeitura

Carnaval hoje no Itamirim

Blog da Jackie

Carnaval hoje no Itamirim

De pai para filho

Blog do JC

De pai para filho

Falha Poética nº 5

VersoLuz

Falha Poética nº 5



Diz aí

"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"

Diz aí, João Paulo!

"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

DIZ AÍ, Dagoberto!

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí, Regina!

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.