Quer fazer uma facul digrátis? Então se liga no processo de seleção para a bolsa do fundo de Desenvolvimento Social do governo da Santa & Bela aberto pelos campi da Univali de Itajaí, Balneário Camboriú, Biguaçu e Floripa. O melhor da história é que quem conseguir passar na peneira da seleção, ganha 100% de ajuda de custo durante todo o tempo que é preciso pra concluir o ensino superior, informa a professora Íris Eliani Becker, 47 anos, responsável pelo setor de bolsas da instituição.
Continua depois da publicidade
Ao todo são 258 vagas pra 15 cursos. Tem desde direito, educação física e biomedicina, até gastronomia, design e cosmetologia e estética. Só pra ter ideia, alguns cursos tem até cadeira sobrando ...
Ao todo são 258 vagas pra 15 cursos. Tem desde direito, educação física e biomedicina, até gastronomia, design e cosmetologia e estética. Só pra ter ideia, alguns cursos tem até cadeira sobrando a dar com os pés, como é o caso de administração no campus de Itajaí, que pode absorver 28 bolsistas do fundo social.
Continua depois da publicidade
Mas tem que correr, porque a inscrição termina dia 14, que é domingo que vem. Ela é feita pela internet. Não paga nada pra se entrar na lista do pedincho da bolsa. Mas não pode é errar na hora de se inscrever, senão é bau-bau tia chica. O aluno tem uma única oportunidade de preencher o formulário on line, pois quando preenche e envia, na hora já aparece se ele foi pré-selecionado ou se teve o pedido indeferido, explica a prófi.
Depois que ganha a bolsa, não precisa mais ficar passando por seleções. Mas não pode marcar bobeira no estudo. A manutenção da bolsa está ligada diretamente ao desempenho do aluno, ressalta Íris. No máximo, é permitido rodar uma matéria por semestre. Mais do que isso, perde o arrego.
Continua depois da publicidade
Caso tenha mais gente pedindo bolsa do que vaga sendo oferecida, o critério de desempate é a nota que o aluno teve no ensino médio. Ou seja, quem foi cedeéfi ou se esforçou no segundo grau, tem mais chances de fazer uma facul digrátis na Univali.
Tem que ter estudado pelaqui
A professa Íris Becker faz questão de dizer que continua valendo a obrigatoriedade de ter cursado todo o ensino médio em alguma escola da Santa & Bela, seja ela pública ou particular. É que no semestre passado, depois que o DIARINHO divulgou a abertura de inscrições pra bolsa do fundo Social, muita gente não conseguiu se inscrever porque mesmo morando na região há muitos anos fez o segundo grau em outro estado. Daí, o povão abriu o berreiro e desceu a lenha na Univali. Mas a lei, lembra a prófi, é estadual e a universidade só cumpre o que tá escrito nela.
Quem pode pedir o adjutório
Tem que ser brazuca ou naturalizado. Todo o ensino médio deve ter sido cursado aqui na Santa & Bela, senão nem perde tempo em se inscrever.
É importante ficar atento à renda por cabeça na família, que não pode passar de um salário mínimo. O cálculo é facin de fazer. Junte todo mundo, ponha na ponta do lápis quanto esse pessoal ganha oficialmente e divida pelo número de pessoas. Se o resultado for menor ou até R$ 817,50, então você tá dentro.
Continua depois da publicidade
Não pode ter concluído nenhuma outra facul de licenciatura plena (aquela de quatro anos). Se tiver fazendo algum curso de ensino superior ou estar com matrícula trancada também não póoodi.
Caso já tenha começado uma facul e teve que parar, seu curso anterior não pode ter nenhuma disciplina equivalente a alguma da faculdade para a qual tá pedindo a bolsa.
Ah! Só é dada a bolsa pra quem tá começando no primeiro período.
Continua depois da publicidade