E para começar, nada melhor do que falar de alguém que viu seu terceiro filho nascer já com 13 anos de idade. É isso mesmo. O jovem L.C.V. entrou para a família do autônomo Alexandre dos Santos bem grandinho, diferentemente do que ocorre na maioria dos casos de adoção, quando os pais procuram crianças ainda de colo. Eles estão juntos há apenas um mês e, por enquanto, Alexandre tem a guarda provisória do menino. Mas, no que depender dos dois, esta união vai durar pra sempre.
Continua depois da publicidade
Casado com Margarete dos Santos e pai de Jéssica, 21, e Rubens, 13, Alexandre passou ontem o primeiro Dia dos Pais com L., seu novo filho, que não divulgaremos o nome porque o processo de adoção ainda não foi concretizado. E todos estavam bastante animados. Ele era órfão de pai e mãe, sem auxílio ou referência, e me falou que queria uma família. Me chamou de pai no primeiro momento em que me viu e hoje estamos caminhando para concretizar a adoção, conta, orgulhoso, Alexandre.
Os dois já se conhecem há cerca de seis meses, quando Alexandre e sua família passaram a frequentar e a fazer um trabalho voluntário no recanto Infantil Marcos Valdir Moroso, da associação Passos de Integração, em Itajaí. L., que passou os últimos 10 anos de sua vida morando em abrigo, está feliz demais com a nova família e o novo lar, no bairro Cordeiros. Estou gostando muito. Todos me tratam com muito carinho Muitas pessoas estiveram lá no abrigo me visitando, mas com o pai foi diferente, lembra o mais novo integrante da família Santos.
Continua depois da publicidade
E Alexandre, que viveu a emoção de ver dois filhos nascerem, garante que o sentimento é o mesmo com a adoção de L. É como se tivéssemos tido mais um filho, como se víssemos ele nascer. O mais gratificante agora é saber que ele terá uma referência, alguém para se espelhar. É importante ensinarmos a eles [os filhos] muita educação e respeito ao próximo, para que se tornem grandes pessoas, destaca o paizão.
Passos da Integração
Com o lema A serviço da valorização da vida, a associação Passos de Integração é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, em Itajaí. Ela foi fundada no dia 8 de junho de 2001, através da implantação do programa de acolhimento recanto Infantil Marcos Valdir Moroso, que tinha o objetivo inicial de oferecer proteção à crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que não tinham proteção integral de suas famílias. Os pequenos são acolhidos na casa-lar, onde foi trabalhada a reintegração familiar, aumentando os índices de retorno pra casa ou adoções bem-sucedidas.
A entidade desenvolve três programas pras crianças e adolescentes: o de acolhimento institucional no recanto Infantil Marcos Valdir Moroso (regime de abrigo institucional); programa Acolher e Cuidar (acompanhamento de egressos dos programas de acolhimento institucional); e o programa Com Viver (regime de famílias acolhedoras). Com isto, buscam a proteção da infância e adolescência, paralelamente à promoção das famílias, dando acesso à educação de qualidade, saúde, cultura e lazer a estes jovens.
A história do Dia dos Pais, como tudo começou
Continua depois da publicidade
O Dia dos Pais teve origem na antiga Babilônia, há mais de quatro mil anos, depois que um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão ao seu pai, desejando a ele sorte, saúde e longa vida.
Bem mais tarde, em 1909, nos Estados Unidos, a norte-americana Sonora Luise resolveu criar um dia dedicado aos pais, motivada pela admiração que sentia pelo seu papi, William Jackson Smart. O interesse pela data difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington e daí tornou-se uma festa nacional. Em 1972, o presidente americano Richard Nixon oficializou o Dia dos Pais. Por lá, assim como em grande parte dos países, a data é comemorada no terceiro domingo de junho.
Já aqui no Brasil, o Dia dos Pais acontece no segundo domingo do mês de agosto e a implementação da data é atribuída ao já falecido jornalista Roberto Marinho, ex-mandachuva da Rede Globo, para incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal O Globo.
Inicialmente, a data escolhida foi o dia de São Joaquim, sendo festejada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. A mudança para o segundo domingo de agosto aconteceu porque o domingo era mais propício para as reuniões de família.
Continua depois da publicidade