Barra Velha perdeu ontem uma das suas chefs de cozinha mais conhecidas da região. Paula Scherner Rodrigues, 48 anos, a Paulinha do Siri, que faleceu em Joinville após lutar por cerca de um ano contra um câncer que se apresentou devastador em seu organismo.
Paulinha, gaúcha, radicou-se em Barra Velha em meados dos anos 80 e, juntamente com o marido, Valdecir Vesterlon, criou o Siri Bar, na avenida Beira-mar, um dos primeiros restaurantes a aparecem ...
Paulinha, gaúcha, radicou-se em Barra Velha em meados dos anos 80 e, juntamente com o marido, Valdecir Vesterlon, criou o Siri Bar, na avenida Beira-mar, um dos primeiros restaurantes a aparecem no Guia Quatro Rodas. Em seguida, o empreendimento ficou chiquetoso e se transformou no Siri Restaurante, na avenida Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Ela era uma das mais ativas voluntárias de obras assistenciais do município - colaborou com a associação Cozinha Comunitária Iolanda Brugnago, do Morro do Colchão, no bairro São Cristóvão, e com a associação de Proteção ao Portador e Ex-portador de Câncer, a AAPEC, além de colaborar com o Centro Espírita Jesus de Nazaré, em Barra Velha e com o Lar Espírita Maria de Nazareth, de Araquari.
Em 2009, juntamente com diversos restaurantes barra-velhenses, atuou na criação do festival de Gastronomia de Barra Velha, evento que se solidificou e está em sua terceira edição, sempre realizado no mês de agosto. Em 2010, Paulinha instalou na cidade a primeira cozinha experimental, dentro da programação do festival.
A cozinha, com aulas gratuitas na praça Lauro Carneiro de Loyola e presença de chefs renomados durante 30 dias - inclusive recordistas do Guiness Book - foi elogiada e teve mais de 260 participantes. Neste ano, já se tratando da doença, Paulinha não teve como repetir o projeto. O festival segue até dia 31 em Barra Velha.
O velório de Paulinha aconteceu na capela Mortuária Frei Libório Schmidt e seguiu pra cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde ela será sepultada.