O Fusca merece um capítulo à parte. E não é por menos: é charmoso, durável, de manutenção barata e simples. Ah! E tem ainda essa: na história de quase toda família brasileira tem lá um Fusca enfiado no meio.
Itajaí tem um clube que reúne os apaixonados pelo velho sedã da Volkswagen. Você costuma vê-los todas as quarta-feiras à noite no pátio do posto Fazendão, na avenida Sete de Setembro, em Itajaí. ...
Itajaí tem um clube que reúne os apaixonados pelo velho sedã da Volkswagen. Você costuma vê-los todas as quarta-feiras à noite no pátio do posto Fazendão, na avenida Sete de Setembro, em Itajaí. Foi lá que o DIARINHO encontrou um exemplar de 1955, pertencente ao vendedor de carros Carlos César Pereira, 55 anos. Eu já enjeitei R$ 38 mil nele, conta, todo orgulhoso. Resistir à tentação de tanto dinheiro por um Fusca tem lá suas razões. A mulher é apaixonada pelo Fusca. Se eu vender, eu passo uma semana no sofá e olhe lá se não ficar mais, brinca Carlos.
Continua depois da publicidade
Nem mesmo o pessoal do Fusca Clube sabe explicar o motivo dessa fixação das pessoas pelo carro. Não tem como explicar essa paixão, afirma o marceneiro Ivan Marques Lima, 32, dono de uma TL ano 1972, o esportivo que leva chassi e motor de Fusca. Tudo me fascina no Fusca, desde o seu desenho até sua simplicidade, diz Carlos, que já teve oito Fusquetas.
Marcelo Souza, presidente do Fusca Clube, tem um de 1996, o último ano da série construída no Brasil. Inteiraço. O primeiro que teve era ano 82, quando ainda era solteiro. Vendeu pra ajudar a comprar o terreno onde mora com a família. Lembra até da motivação que o fez adquirir o segundo: Um dia a mulher olhou pra mim e disse: Vamos comprar outro Fusquinha?. Ele não pensou duas vezes e correu atrás de um. Agora quer vender o atual para comprar outro mais antigo.
Datas históricas
1938 - O famoso designer austríaco Fernando Porsche apresenta o sedão Volkswagen (carro do povo), encomendado pelo ditador alemão Adolfo Hitler.
1950 - Chegam as 30 primeiras unidades do Fusca importado da Alemanha.
1953 - Começa a montagem no Brasil e em 1959 quase 60% das suas peças já são construídas por aqui.
1986 - Pra tristeza geral, a Volks para pela primeira vez a fabricação do Fusca.
Continua depois da publicidade
1993 - Num acordo do governo com a Volks, o Fusca volta a ser produzido no Brasil.
1996 - A Volks para novamente de fabricá-lo por aqui.
2003 - O último Fusca do planeta é fabricado no México.
Continua depois da publicidade