Parte da alunada da rede estadual da foz do rio Itajaí-açu vai começar 2012 ainda terminando o ano letivo de 2011. A galera da gerência Regional de Educação (Gered) prevê que algumas aulas se estenderão até janeiro, pra que possa haver a reposição dos dias letivos por conta dos 62 dias de greve dos professores. Também estão previstas atividades durante os finais de semana pra compensar a paralisação.
Continua depois da publicidade
A greve dos fessores terminou em 18 de julho. Desde então, a turma da Gered tem feito um levantamento com as escolas da região pra definir um novo calendário curricular. Como 14 colégios ficaram ...
A greve dos fessores terminou em 18 de julho. Desde então, a turma da Gered tem feito um levantamento com as escolas da região pra definir um novo calendário curricular. Como 14 colégios ficaram totalmente fechados e cerca de 40 mil alunos acabaram sem aulas, tem tudo pra rolar reposição até o ano que vem.
Continua depois da publicidade
Clenira Schmitz, gerente de Educação da secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí, explica que a reposição até janeiro só vai rolar pros alunos que ficarem em recuperação. Dependendo das escolas, haverá exames no mês de janeiro.
Como vai ficar o Natal e o 1º do ano
Continua depois da publicidade
O ano letivo tá previsto pra terminar só em 23 de dezembro. Vai ter recesso do final de semana do Natal. De 26 a 30 de dezembro vão rolar as aulas pros alunos que marcaram toca durante o ano. O professor estará em sala de aula pra atender o aluno e dar a recuperação, diz a gerente.
Depois de um descansinho pra curtir o 1º do ano, voltam às aulas. Clenira só vai saber quantos colégios e alunos irão participar de uma esticada ainda maior, depois de 23 de janeiro.
Pra evitar mais atrasos no ano letivo, as atividades extra-curriculares vão rolar aos finais de semana. Entrega de boletim, reunião com pais, feira de ciências e eventos culturais serão marcados pros sábados. É necessária essa socialização do aluno com a comunidade, faz questão de dizer a bagrona da Gered, justificando a manutenção das atividadades extra-curriculares, mesmo com todo o atraso do calendário letivo. Uma das poucas boas notícias é que tá sendo estudada a possibilidade de ser incluir algum feriado no calendário de atividade, o que contaria também como dia letivo.
Pra quem está no terceirão e quer fazer o vestiba, Clenira garante que não haverá perrengue. Ela diz que o calendário de quem está no último ano é diferenciado e os exames finais terminam ainda em dezembro. Será feito um acordo entre alunos e escola pra definir o melhor dia pra rolar um aulão de preparação pras provas e também pra ninguém perder o exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Continua depois da publicidade