A participação peixeira no caratê dos 24° Joguinhos Abertos da Santa & Bela começou com o pé direito. Nos primeiros dias de disputas da modalidade, a city levou duas medalhas de ouro e uma de prata. O caratê tá rolando com 220 atletas de 32 cidades catarinas no ginásio de esportes Ney Bello, em Caçador, cidade que recebe os Joguinhos até o dia 27.
Continua depois da publicidade
No primeiro dia da modalidade rolaram as disputas do kata individual e kata por equipe. Apesar do caratê ser uma arte marcial, no kata não rola troca de golpes. É uma luta que existe apenas no ...
No primeiro dia da modalidade rolaram as disputas do kata individual e kata por equipe. Apesar do caratê ser uma arte marcial, no kata não rola troca de golpes. É uma luta que existe apenas no imaginário do carateca e pode ser contra um, dois ou três adversários.
Continua depois da publicidade
Nesta modalidade, a arbitragem julga um conjunto de gestos de ataque e defesa. São avaliadas a performance e a precisão de cada movimento realizado, explica Durci da Silva Nascimento, presidente da federação catarina da modalidade.
A primeira medalha de Itajaí no caratê veio com Thainan Schopchaki, filha do técnico Eurico Schopchaki, prata no kata individual. Nathalia Sauma da Terra das Bailarinas ficou em primeiro na categoria e a manezinha Débora Kagoara ficou em terceiro. O primeiro ouro veio no masculino com Cristian Pontes Tavares, que deixou a bailarina Michel Nizo e o manezinho Marciano Diomar pra trás.
Continua depois da publicidade
O segundo ouro veio no kata por equipes feminino, quando as minas de Itajaí superaram Floripa e Blumenau. Fechando o dia, a city ainda levou prata no kata por equipes masculino, perdendo o ouro pra Blumenau.
Hoje, rolam as disputas do shiai-kumitê (lutas) individual. Os lutadores são divididos em sete categorias em cada naipe (masculino e feminino). O caratê termina na sexta-feira de manhã com as disputas do shiai-kumitê por equipes.