O sino ainda não tinha soado quando um mundaréu de estudantes entrou no colégio Salesiano Itajaí por volta das 7h20 de ontem. Camuflado no meio da molecada e com uma garrafa de cachaça na mão, um andarilho aparentando 30 anos seguiu o fluxo, subiu as escadas que levam às salas de aula e entrou numa delas, onde sentou. Somente 15 minutos depois, afirmam dois pais de alunos do colégio de padre, a presença dele foi notada pelo professor do 3º ano. Em seguida, escoltado por coordenadores, o bebum serelepe deixou o colégio.
Continua depois da publicidade
O susto chegou aos ouvidos da redação do DIARINHO depois que a vovó C.S., 47 anos, ligou cabreira om a falta de segurança na escola. E se em vez de garrafa de cachaça ele tivesse entrado armado ...
O susto chegou aos ouvidos da redação do DIARINHO depois que a vovó C.S., 47 anos, ligou cabreira om a falta de segurança na escola. E se em vez de garrafa de cachaça ele tivesse entrado armado? Teria acontecido uma chacina. O colégio é caríssimo e este caso é uma vergonha, disse a muié, que tem dois netos estudando no Salesiano, um de 16 e outro de nove anos. Ela disse que os netinhos chegaram em casa apavorados e contando a história. Segundo eles, o cara é calvo, moreno e tava até bem vestido.
Continua depois da publicidade
A.S.T., 48, ligou pro DIARINHO também assustado com o fato. Ele contou que vira e mexe rolam casos assim no colégio chiquetoso, mas que a direção sempre dá um jeito de abafar. Agora, resolvi ligar, já que o caso é muito grave. Eles tentam pôr panos quentes nos problemas aqui, mas o fato é que deixaram um estranho entrar e ter acesso aos alunos muito facilmente.
PM não foi acionada
Continua depois da publicidade
A polícia Militar de Itajaí não foi informada sobre a invasão do bebum. A sargento Kaisa, do setor de comunicação do batalhão peixeiro, diz que pra evitar a exposição negativa da instituição a polícia é evitada. A PM não tem registros de casos parecidos. A segurança de colégios particulares segue regras específicas de cada instituição, disse a sargento.
Reconhece
Por meio da assessoria de imprensa, o Salesiano explicou que todas as manhãs deixa o portão de entrada completamente aberto pra que o acesso dos alunos ao pátio seja rápido. A escola informou ainda que, por uma falha humana, o andarilho bebum teve contato com os alunos criados à danoninho. O nosso porteiro da manhã falhou. Já conversamos com ele, que é um funcionário que trabalha aqui há anos. Foi uma falha que não voltará a acontecer. A partir de amanhã [hoje] o portão ficará metade aberto, pra que o funcionário tenha condições de observar a entrada dos alunos, disse a porta-voz do colégio, Gisele Mendes.
Câmeras e catracas
O colégio informou que, depois do episódio de ontem, tá correndo pra implantar um sistema de segurança modernoso.
A assessoria de imprensa disse que, além das sete câmeras que vasculham alguns cantos do Salesiano, a direção pretende que cada aluno tenha um código de acesso ao lugar. Não sabemos se por meio de catraca eletrônica ou biométrica [aquela com a impressão digital], disse a porta-voz.
Continua depois da publicidade
Ela pediu pra que os pais interessados liguem para o colégio em busca de informações sobre os procedimentos de segurança da instituição que, garante a moça, são bons e estão sendo melhorados. O ocorrido serviu de alerta para nós. Vamos prestar mais atenção, garantiu.