Itajaí

Figueira e Avaí fazem o terceiro clássico manezinho na história do Brasileirão

Clubes da Santa & Bela vivem situações opostas na competição deste ano

Pela terceira vez na história do campeonato Brasileiro e primeira na era dos pontos corridos, Avaí e Figueira entram em campo pra disputar o maior clássico catarina neste domingo, às 18h, no estádio Orlando Scarpelli.

Mas a situação das duas equipes na competição é bem diferente. O Figueira é o oitavo colocado do Brasileirão com 26 pontos e está na zona de classificação pra copa Sul-americana. Já o Leão da Ilha ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Mas a situação das duas equipes na competição é bem diferente. O Figueira é o oitavo colocado do Brasileirão com 26 pontos e está na zona de classificação pra copa Sul-americana. Já o Leão da Ilha tá dentro da zona do rebaixamento com 14 pontos.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, o clássico manezinho no Brasileirão teve duas disputas, com uma vitória pra cada lado em 1976.

Mistério pela metade

No lado continental do clássico, o técnico Jorginho passou a semana falando em não revelar a escalação do Figueira antes do dia do jogo e fez um treino fechado na tarde de sexta-feira. Mas o mistério do treinador foi atrapalhado por ele mesmo. No treino de quinta-feira, Jorginho comandou um treino-tático onde treinou com o provável time titular: Wilson; Bruno, João Paulo, Edson e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Fernandes; Elias e Júlio César.

Cecílio tá fora

Não vai ser no clássico que o técnico Toninho Cecílio vai fazer sua estreia como treinador do Avaí. Cecílio foi punido com cinco jogos de suspensão por ter xingado um árbitro quando ainda era técnico do Americana. Na ocasião ele foi expulso da partida contra o Criciúma, pela série B. A direção do Leão pediu efeito suspensivo da punição, mas Cecílio vai ter que cumprir dois jogos (Figueira e Flamengo) antes, até utilizar o recurso.

Do lado da ilha no clássico, o mistério está sendo bem feito e pouco se sabe sobre o time que entra em campo e deve ser comandado por Edson Neguinho. Até os boleiros dizem estar por fora. “O Toninho ainda não definiu”, garantiu o meia Cléverson. “Mas quem entrar tem que ser com vontade de superar e fazer tudo e mais um pouco pelos colegas”, discursou. Mesmo com o mistério, a escalação deve ser: Felipe; Arlan, Wellington Felipe, Gustavo Bastos e Romano; Bruno, Pedro Ken, Diogo Orlando e Cleverson (Lincoln); William e Rafael Coelho.

MPF defende direito a berreiro livre durante jogo

A Defensoria Pública da União e outros três procuradores da República de Joinville ajuizaram ontem uma ação civil pública contra o presidente da federação Catarinense de Futebol, Delfim de Pádua Peixoto. Eles querem assegurar o direito à livre manifestação no Orlando Scarpelli, contra o presidente da CBF Ricardo Teixeira.

Continua depois da publicidade

Eles também encaminharam uma recomendação formal à FCF e ao governo do estado, orientando pra que não ocorra nenhum tipo de censura no estádio. Mário Sérgio Ghannagé Barbosa, procurador da República, disse que a manifestação de Delfim, além de arbitrária, é uma piada de mau gosto.

O início do rolo

Torcedores de toda a Santa & Bela se assustaram ao entrar no saite oficial da federação Catarinense de Futebol (FCF) na noite de quinta-feira. Eles deram dicara com uma nota oficial da entidade ameaçando expulsar do estádio quem levar cartazes de protesto contra o presidente da confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.

Continua depois da publicidade

A nota seria em resposta as informações divulgadas na imprensa de que as torcidas de Avaí e Figueira teriam aderido à campanha nacional “Fora Ricardo Teixeira”, marcada pra rodada deste finde do campeonato Brasileiro em todo o país.

Pra justificar a ameaça disfarçada, a FCF usou o artigo 13-A, inciso IV, do estatuto do Torcedor, que proíbe bandeiras, cartazes e símbolos com mensagens ofensivas. O artigo do estatuto diz que o seu não cumprimento pode resultar na proibição da entrada do torcedor no estádio. A nota ainda rasga seda pra Ricardo Teixeira, que é chamado de dotô, dizendo que o cartola sempre foi um amigo do futebol catarina.

Pegou mal

Continua depois da publicidade

A nota com teor de ameaça caiu como uma bomba e repercutiu ainda na noite de quinta-feira nas páginas de esporte dos principais portais do país. Em muitos desses portais, a notícia sobre a postura da FCF foi colocada em destaque. A atitude da entidade também foi assunto de colunistas e blogueiros de renome nacional como Mauro Cézar Pereira, da ESPN Brasil, que classificou a nota de tentativa de censura.

Boquinha de siri

Apesar de terem sido citados na nota da FCF como “absolutamente contrárias a este tipo de atitude”, as diretorias dos dois clubes não deram um piu sobre o caso ou sua repercussão. Nestor Lodetti, presidente do Figueira, e João Nilson Zunino, presidente do Avaí, não tocaram no assunto nem por entrevista e nem por nota.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🛴🚨 CONFUSÃO NO TRÂNSITO | Bicicleta elétrica ou ciclomotor? Patinete ou autopropelido? Pra acabar com ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Espaço Saúde

⚡️ Magnésio: o mineral que o corpo não vive sem

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.