O povão que visitar a Feira de Oportunidades, seja pra fazer negócios ou somente pra botar o bago do zoio em cima do que os expositores tão oferecendo, vai poder também participar de palestras digrátis sobre empreendedorismo. Os trelelês serão ministrados pelos consultores do serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Continua depois da publicidade
A entrada é digrátis. A abertura do evento rola às 14h de sábado. No primeiro dia, a feira fica aberta até às 23h. No domingo, a entrada é liberada a partir das 11h, com encerramento às 20h. O pessoal da Viacredi tá tão animado que tem como meta enfiar aproximadamente 10 mil pessoas no parque, entre visitantes e expositores. Itajaí é a quarta cidade, em três anos, que recebe a Feira de Oportunidades. Representantes de outras cooperativas de crédito também estarão presentes.
Apresentações culturais e inclusive a exposição de uma réplica de um trem Maria Fumaça, que era tocado a vapor, tão entre as atrações da festa. Entidades beneficentes de Itajaí ficarão responsáveis pela praça de alimentação. O público terá a oportunidade de conhecer uma feira de uma diversidade muito grande, com negócios diferenciados, atrações culturais e lazer, tasca Luciana Brick Pereira, coordenadora da regional da Viacredi em Itajaí.
Continua depois da publicidade
O que é uma cooperativa de crédito
A cooperativa de crédito é como se fosse um banco, mas os donos são os correntistas. Como não tá atrás de lucro, como os banqueiros, os cooperados conseguem emprestar dinheiro um pros outros a juros mais baixos que cu de sapo.
Dá uma olhada nas palestras
Atendimento aos clientes
Sábado às 14h30 e domingo às 13h30
Entenda custos, despesas e preços de vendas
Continua depois da publicidade
Sábado às 14h30 e 19h30
Aumente a sua venda com criatividade
Sábado às 17h e domingo às 13h30
Como atrair, conquistar e manter clientes: o passo a passo da fidelização de clientes
Sábado às 17h e domingo às 16h
Continua depois da publicidade
Controles financeiros
Sábado às 19h30 e domingo às 16h
Além de bizolhar, também dá pra fazer negócios
A Feira de Oportunidades foi criada pros cooperados da Viacredi apresentarem seus produtos e serviços pro povão em geral. Além disso, também tem como objetivo promover rodadas de negócios. Uma outra intenção dos organizadores é divulgar o cooperativismo como forma de organização econômica da sociedade.
A grande sacada da feira é a diversidade. Quem bater perna por lá vai ver de tudo um pouco. Vai ter desde acessórios femininos e artesanatos até importação e produtos e serviços da construção civil.
Continua depois da publicidade
O comerciante José Arinaldo dos Santos, 44 anos, tá animado com o evento. Dono de uma loja de calçados no centro de Itajaí, ele não tem dúvidas de que a Feira de Oportunidades é a chance que o micro e pequeno empresário tem de expor seu produto numa grande vitrine de negócios.
Essa será a primeira vez que Zé Arinaldo expõe seus produtos em uma feira. A intenção é aproveitar o espaço para divulgar seu negócio. A questão não é a venda do produto, é fazer contato direto com os associados e novos clientes, comenta.
Luciana Brick Pereira, bagrona da Viacredi em Itajaí, lembra que dificilmente micro e pequenos empresários conseguem pagar um estande em feiras que tenham o tamanho e a importância da que tá sendo organizada pro final de semana. Na Feira de Oportunidades da Viacredi, faz questão de dizer Luciana, o expositor ganha o espaço na faixa.
A propaganda acaba sendo boa pra Viacredi, acredita Zé Arinaldo. Ela (a Viacredi) não tá visando lucro, mas se a minha empresa cresce a Cooperativa cresce junto, argumenta.
Sabichões do Sebrae
A feira também é uma oportunidade para quem quer abrir o próprio negócio ou precisa de dicas pro seu empreendimento. Os consultores do Sebrae vão orientar quem tiver dúvidas sobre micro e pequeno negócio. Por isso, a programação também conta com palestras pra formação na área de empreendedorismo e negócios. As inscrições são digrátis e feitas na hora.