Itajaí

Aprovado projeto que autoriza escolas de Itajaí a escancararem notas do Ideb

Proposta inicial obrigava colégios a exporem os resultados. Pra sorte de algumas unidades, uma emenda deixou a parada facultativa

A polêmica proposta de lei da vereadora Maria Heidemann (PP) foi aprovada, com uma alteração importante, na câmara de Vereadores de Itajaí. O projeto dizia que todas as unidades da rede pública, municipal e estadual, seriam obrigadas a divulgar a nota do colégio na última prova do Ideb (índice de Desenvolvimento Escolar da Educação Básica) na sua fachada. A proposta, porém, teve uma mudança crucial: o vereador Paulo Manoel Vicente (PDT) propôs uma emenda que trocou o “obrigar” por “autorizar”. O estaque foi aprovado por nove votos a um, na noite de terça-feira. Já a aprovação da proposta se deu com seis votos favoráveis, dois contra e duas abstenções.

Continua depois da publicidade

Inicialmente, a proposta obrigava as escolas a escancararem as notas do Ideb, mas o legislativo achou melhor deixar o procedimento facultativo. Segundo o vereador Níkolas Reis (PT), isto vai permitir ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Inicialmente, a proposta obrigava as escolas a escancararem as notas do Ideb, mas o legislativo achou melhor deixar o procedimento facultativo. Segundo o vereador Níkolas Reis (PT), isto vai permitir aos colégios que façam a escolha de colocar ou não as notas na frente das instituições. “Isso flexibilizou a proposta. Assim, a lei não obriga, apenas autoriza que sejam expostos os resultados do Ideb”, conta o edil, lembrando que o projeto foi encaminhado ao prefeito e ele terá até 10 dias pra sancionar ou não a bagaça. “Geralmente esse processo com o prefeito não leva mais de dois dias”, avisa o petista.

Continua depois da publicidade

Níkolas considera o projeto um pouco discriminatório e acredita que a emenda veio em boa hora. “Eu não gosto desta ideia. Tem pontos positivos, mas no balanço geral eu acho que ela é discriminatória, sobretudo para o aluno, pois isso causaria uma competição desnecessária entre alunos e escolas”, acredita, propondo que seja melhor escancarar a média de nota das escolas da city. “Assim o governo ficaria obrigado a trabalhar para melhorar a educação num todo”, observa.

A reportagem não conseguiu contato com a vereadora Maria Heidemann no dia de ontem. Na página 13 desta edição você confere uma enquete, com a opinião do povão peixeiro sobre o tema.

Continua depois da publicidade

DIARINHO legislando

A polêmica em torno do projeto de lei, de divulgar ou não as notas do Ideb das escolas em Itajaí, só se deu após uma série de reportagens do DIARINHO, mostrando como estavam as escolas da cidade e da região neste teste. O Ideb é uma avaliação do ensino básico no país e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na prova. O teste é realizado de dois em dois anos e o próximo será no final de 2011.

 




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.156

TV DIARINHO


🎶🍲 FÉ, MÚSICA E COMIDA BOA! Balneário Camboriú agora tem um bar temático das religiões de matriz africana ...





Especiais

Endividamento dos adultos e crianças como alvo de anúncios

Bets no Brasil

Endividamento dos adultos e crianças como alvo de anúncios

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação



Blogs

Defesa

Blog do JC

Defesa

Gravidez pelo relógio

Blog da Jackie

Gravidez pelo relógio



Diz aí

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Diz aí, Spinelli!

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

ENTREVISTA

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

ENTREVISTA

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Diz aí, Maurício Boabaid!

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.