Itajaí siprepara pra receber a maior regata de volta ao mundo do planeta, a Volvo Ocean Race. Contudo, a prova promete trazer uma série de benefícios pra a city peixeira, entre eles a oportunidade de ampliar o contato de jovens com a vela.
Durante a parada da VOR, programada pra abril de 2012, a organização da prova irá realizar a Volvo Ocean Race Academy, um projeto inédito que envolve clínica de vela e regata para a garotada. O ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Durante a parada da VOR, programada pra abril de 2012, a organização da prova irá realizar a Volvo Ocean Race Academy, um projeto inédito que envolve clínica de vela e regata para a garotada. O objetivo é promover o primeiro contato com o esporte, bem como fazer os jovens explorarem suas habilidades no ambiente da vela. A iniciativa da VOR tem apoio da federação Internacional de Vela (ISAF) e da confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM).
O projeto, que tem coordenação de Katie Hearsum, será realizado em todas as paradas da competição e pretende atingir 14 mil crianças e famílias sob uma experiência única e prazerosa. Serão programadas visitas nas escolas locais pra divulgar a academia e fazer o recrutamento de participantes.
A Volvo Ocean Race tem se comprometido a aprimorar a vela juvenil e tem encorajado os mais novos a cair na água. Com esse contato experimental, nós esperamos atrair crianças e jovens locais para o mundo da vela e, claro, para nossa regata. Além disso, nós queremos deixar um legado para cada cidade-sede e por isso iremos trabalhar com os clubes locais para alcançar nossas metas, explicou Knut Frostad, CEO da Volvo Ocean Race.
Durante a clínica, os jovens participantes irão praticar o esporte de maneira descontraída. Depois disso, oito equipes serão formadas e irão participar de uma regata. Cada equipe terá quatro componentes e a VOR Academy irá providenciar os barcos. Os vencedores de cada regata serão convidados a participar de uma regata final, que será realizada na cidade de Galway, na Irlanda, em data próxima ao término da VOR.
Além de aproveitar as paradas pra fomentar a vela entre os jovens, a VOR Academy decidiu agregar o windsurf à programação. Serão dois dias de competição, que reunirão meninos e meninas, com uma grande final entre os três melhores competidores.