Menos de três anos depois das enchentes que assolaram Santa Catarina, uma nova onda de inundações deve tomar conta de diversas cidades a partir de hoje. A maior enchente dos últimos 27 anos tem tudo pra rolar a partir de hoje e a prova disso são os números: no dia 7 de agosto de 1984, na pior inundação da Santa & Bela, o nível do rio Itajaí-açu chegou a 15,46 metros. Hoje pela manhã, em Blumenau, ele bateu na casa dos 14 metros. A catástrofe deve acontecer dinovo, nos mesmos locais, pouco tempo depois e, pior de tudo, sem que nada de preventivo ou prático fosse feito pelas otoridades nesse intervalo de tempo.
O doutor em Engenharia Oceânica e professor de Oceanografia da Univali, João Luiz Batista de Carvalho, mostrou pro DIARINHO como estava o nível dos rios em 2008. O Itajaí-açu, na época, tinha 11 ...
O doutor em Engenharia Oceânica e professor de Oceanografia da Univali, João Luiz Batista de Carvalho, mostrou pro DIARINHO como estava o nível dos rios em 2008. O Itajaí-açu, na época, tinha 11,52 metros de água acima do normal, enquanto o nível do Itajaí-mirim tava 8,75 metros maior que o normal. Ontem, às 21h30, o Itajaí-açu marcava 11,14 metros e o Itajaí-mirim 8,6 metros. O pior eram os gráficos que o computador do professor apontava com curvas ascendentes. Em Blumenau, às 5h, o nível do rio vai chegar a 14 metros, mas não temos como precisar de que forma isso vai chegar aqui. Pelos gráficos, o volume de água será grande, concluiu.
Continua depois da publicidade
Os índices dos rios ontem eram semelhantes aos de 2008, mas a tendência, de acordo com João Luiz, é de que hoje essas marcas sejam superadas. É muito preocupante a situação, aponta. Pela entrevista coletiva concedida pelo prefeito Jandir Bellini, isso ficou claro e demonstrou o despreparo dos órgãos competentes, que pouco ou nada fizeram pra evitar a reprise do filme de terror. Esperamos que 80% ou 85% da cidade seja atingida, como foi em 2008. Mas tudo pode acontecer, não temos como avaliar hoje [ontem] de que forma Itajaí será atingida, revelou Everlei Pereira, dizendo que todo o staff da prefeitura está de plantão e será empregado nas ações.
O comandante do corpo de Bombeiros peixeiro, coronel Onir Mocelin, aproveitou e fez um apelo. Virão forças-tarefa de Canoinhas e Florianópolis. Também contamos com o trabalho de voluntários, inclusive convidamos quem tem caminhão ou embarcação pra que compareçam no quartel da Fazenda, pra assim nos ajudar no monitoramento e no socorro às vítimas. Nós esperamos que as pessoas saiam antes de a água chegar, conta, acrescentando que o Exército e a Marinha já foram acionados pra dar uma mão nos trabalhos.
Barragens preocupam
Das três barragens do Alto Vale do Itajaí que servem pra conter as cheias do Itajaí-açu, a de Ituporanga tá num ponto crítico. Segundo o engenheiro mecânico do departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Luiz Antônio Vieira, a barragem de Ituporanga tá vertendo água com as quatro comportas abertas e sem controle. A situação em Ituporanga é crítica, porque você não tem controle da vasão e toda essa água, infelizmente, vai parar em Itajaí, afirma.
Pra piorar, a última leitura feita pelo Deinfra, às 21h, mostrava que a barragem de Taió estava com 76% da capacidade ocupada e a de José Boiteux, 23%. Se seguir chovendo em um dia e meio a água da barragem de Taió também vai começar a verter água, revela Luiz.