Itajaí

Viaduto vira porto seguro pra famílias

No grupo de refugiados, crianças e idosos se amontoavam com os animais

Mais de 30 famílias foram pra baixo do viaduto de Itajaí, que dá acesso a Brusque. A maioria, moradores da localidade Caixa d’Água, na Canhanduba. Eles abandonaram as casas e escaparam com o que puderam na quinta-feira. Desde então, estão dependendo da ajuda de quem passa e deixa alguma comida. No grupo, idosos e crianças se misturam aos animais domésticos que também foram salvos.

“Em 2008 nós já viemos pra baixo da ponte, só que ficamos com medo que a água também chegasse ali e corremos pra um abrigo”, conta Luiz Eduardo Peloni, 24 anos, catador de materiais recicláveis. ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

“Em 2008 nós já viemos pra baixo da ponte, só que ficamos com medo que a água também chegasse ali e corremos pra um abrigo”, conta Luiz Eduardo Peloni, 24 anos, catador de materiais recicláveis. O povão que se amontoa embaixo do viaduto reclama que a prefa nem passou por lá pra levar mantimentos. Eles também pedem que alguma autoridade dê um jeito de instalar um banheiro químico pra eles. Enquanto isso, se viram como podem.

Continua depois da publicidade

Maria Ferreira Pires, 55, lembra que, na última enchente, até as paredes da casa dela foram derrubadas pela água. Ela não espera nada menos desastroso da nova enxurrada. “Este ano, só consegui tempo pra tirar minha carroça e os dois cavalos”, contou. Ela disse que priorizou os animais e a carroça, pois serão a forma de ela voltar a trampar, na nova luta por reerguer a baia.

“Desta vez, trouxemos nossas coisas antes da água chegar”

A secretária Maura Anacleto Nicácio, 49 anos, seu marido, filhos, nora, genro e os netos pequenos, desta vez, não esperaram a água bater na porta para procurar abrigo. Na madrugada de sexta-feira, pela segunda vez na vida, a primeira foi na enchente de 2008, a família se mudou para baixo do viaduto que liga Itajaí à rodovia Antonio Heil. Na manhã de quinta-feira, quando surgiram os primeiros boatos dando conta que Itajaí seria novamente tomada pelas águas, dona Maura não teve dúvidas. Esperou o marido e o filho chegarem em casa e começou a empacotar suas coisas.

“Ajudou o fato da gente ter caminhões à disposição, pois trabalhamos com materiais reciclados,” conta. Até as duas horas da madrugada de quinta para sexta-feira, a família Nicácio já estava com a “mudança” pronta. Um caminhão de contêiner abrigou os pertences do filho, nora e neto. Um segundo, acomodou a mudança da própria dona Maura. Já um terceiro caminhão virou o teto de toda a família. “Tudo que temos está aqui: móveis, roupas, eletrodomésticos, nossos cachorros, até a moto do meu filho tá em cima do caminhão,” mostrou à reportagem dona Maura.

Da enchente de 2008 ficou a (má) experiência. “Deixamos para sair quando a água estava entrando. Perdemos tudo. Agora, ao primeiro alerta, resolvemos ajeitar a casa, juntar o que deu em cima do contêiner e vir para cá,” disse. A nora de dona Maura, Sara Jaqueline Teixeira Nicácio, de 22 anos, tinha cinco meses de casada quando foi pega pela outra enchente. “O que tínhamos dentro da nossa casa, tudo novinho, foi perdido. Desta vez, trouxemos nossas coisas antes da água chegar. Vamos ficar aqui até ser certeza que não há perigo,” garante.

Além dos malabarismos para cuidar de duas crianças pequenas no acampamento - o neto caçula tem só dois aninhos -, pra dona Maura incomoda a dificuldade para ir ao banheiro, - o mais próximo fica num posto de gasolina a cerca de dois quilômetros.

A família também estranhou a vizinhança improvisada, pois há outras dezenas de pessoas abrigadas embaixo do viaduto. “Noite passada a turma tava alta. Beberam pinga e cantaram a noite toda. Teve até show de sexo explícito, meus vizinhos me contaram. Mas a gente se fecha no caminhão. Aí cada um vigia um pouco enquanto o outro descansa,” confessa a resignada dona Maura.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.86


TV DIARINHO


Ele é recordista nacional no cubo mágico e também coleciona medalhas acadêmicas.Gustavo Mendes Vidal ...



Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Blogs

Cartórios na mira e Paulinha e Naatz, convergindo

Blog do JC

Cartórios na mira e Paulinha e Naatz, convergindo

O exemplo tem de ser dado pela Prefeitura

Blog do Magru

O exemplo tem de ser dado pela Prefeitura

Carnaval hoje no Itamirim

Blog da Jackie

Carnaval hoje no Itamirim



Diz aí

"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"

Diz aí, João Paulo!

"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

DIZ AÍ, Dagoberto!

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí, Regina!

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.