Armários, camas, televisores e até berços. Nada escapou do aguaceiro que tomou conta de mais da metade da city peixeira. Pra quem passou o finde limpando a própria baia e ajudando os vizinhos, o início da semana vai servir pra se livrar da montoeira de entulho de objetos destruídos pela água e lama. Desde ontem, a secretaria de Obras de Itajaí já começou a recolher as tranqueiras que estão nas ruas, mas ainda deve demorar pra tudo voltar ao normal.
Continua depois da publicidade
Nas horas de maior aperto, a colaboração entre as pessoas está fazendo a diferença pra city se recuperar mais rápido. Ontem pela manhã, quem já tinha limpado a sua residência ajudava parentes e ...
Nas horas de maior aperto, a colaboração entre as pessoas está fazendo a diferença pra city se recuperar mais rápido. Ontem pela manhã, quem já tinha limpado a sua residência ajudava parentes e vizinhos a garibar seus lares. Eu consegui terminar de limpar minha casa ontem, com a ajuda de vizinhos. Hoje, vim ajudar a limpar a casa da minha avó e também separar o que não prestava mais. Se ajudando, toda essa sujeira vai sumir mais rápido, conta Felipe Fagundes, morador do São Vicente, um dos bairros mais afetados, que ainda tem bastante lama nas ruas.
Continua depois da publicidade
Com vários móveis sem utilidade, por causa do aguaceiro, a avó de Felipe só não perdeu mais coisas por causa de uma estrutura construída nos fundos da casa pra suspender eletrodomésticos e objetos de maior valor. Ela construiu isso logo depois de 2008. Como fomos avisados com uma certa antecedência, na quinta-feira nós já decidimos colocar algumas coisas na parte elevada, afirma Felipe.
Quem não tinha uma estrutura mais alta pra pôr seus pertences teve que apelar pra casa de parentes que moram em áreas que não alagaram. Foi o caso do aposentado Cesar Molério, 60, que levou a maior parte dos móveis pra casa de irmãos. Infelizmente, não deu pra levar tudo, mas conseguimos salvar bastante coisas. Não perdemos nem metade do que tínhamos perdido em 2008. Agora é tentar recomeçar de novo. O ruim é que você mal começa a reconstruir a sua vida e acontece outra enchente, lamenta Cesar, ainda despejando alguns móveis que ficaram ferrados com a chuvarada e tentando aproveitar o que sobrou.
Continua depois da publicidade
Tudo pra Itaipava
A secretaria de Obras peixeira informa que a limpeza da city deve demorar pelo menos 40 dias. O coordenador de Limpeza Urbana da secretaria, Lio Cesar, deu detalhes sobre como está sendo a operação. No domingo de tarde, já fizemos a limpeza das principais vias, como a avenida Adolfo Konder. As pessoas devem colocar o entulho em local de fácil acesso para as máquinas e em regiões externas. Temos 20 caminhões circulando pela cidade pra fazer a coleta do entulho e levando ele pro aterro da Itaipava. Mas é importante frisar que só vamos retirar o lixo que estiver do lado de fora da área das residências, pois não podemos invadir os terrenos, ensina o bagrão.