Mesmo sem cair uma gota de água do céu desde a última sexta-feira, muitos peixeiros ainda estão tendo que conviver com alagamentos. Em alguns locais, ainda não deu nem pra começar a limpeza e retomar a vida. De acordo com as otoridades, Itajaí ainda tem cerca de seis pontos alagados e isso independe do nível do rio. Pra defesa Civil, o povão vai precisar de paciência e esperar a água baixar naturalmente. Mesmo com a previsão de chuva entre hoje e amanhã, os sabichões afirmam que isso não deve interferir muito no perrengue.
De acordo com José Alvercino Ferreira, o Zé, chefão da Codetran, Itajaí ainda possui pontos de alagamento na Murta, Cordeiros, Salseiros e no loteamento Portal 1. Continuamos acompanhando a situação ...
De acordo com José Alvercino Ferreira, o Zé, chefão da Codetran, Itajaí ainda possui pontos de alagamento na Murta, Cordeiros, Salseiros e no loteamento Portal 1. Continuamos acompanhando a situação dos locais alagados, mas não há muito o que fazer agora. Esperamos que até quinta-feira tudo esteja normal, diz Zé.
Quem sofre com a lentidão do aguaceiro desaparecer é o comerciante Waldemir Zimmermann. Ele fechou sua retífica de motores no Salseiros há quase uma semana, por causa da enchente, e não conseguiu reabrir até agora. O nível da água está diminuindo bem devagar. No sábado, chegou a um metro. Mesmo hoje, os caminhões ainda não conseguem passar e eu nem consegui começar a limpar algumas áreas, lamenta o comerciante.
A boa notícia pra quem ainda convive com ruas alagadas é que a defesa Civil peixeira informou que a chuva prevista pra cair entre hoje e amanhã na cidade vai ser fraca e não vai alterar muito as regiões alagadas. A chuva é bem fraca, de 11 milímetros, então não vai causar nenhum dano. É importante as pessoas terem calma, pois não é qualquer chuva que vai provocar um alagamento, comunica Everlei Pereira, coordenador da defesa Civil, que ainda explica por que algumas regiões continuam alagadas. Quando o rio enche, ele leva água para muitos lugares, mas quando seca não traz a água de volta. Então a única solução é esperar a água secar, lasca.
Apenas um abrigo
O comando de operações da defesa Civil informa que apenas 14 famílias permanecem desabrigadas em Itajaí. Elas estão no salão paroquial da igreja São Cristóvão, nos Cordeiros. Hoje, a secretaria de Habitação irá acompanhar estas famílias e avaliar a possibilidade do retorno pras suas casas.
Navega quer ajuda
O prefeito de Navegantes, Roberto Carlos de Souza, o Bob Carlos (PSDB), recebeu ontem a visita de uma turma da secretaria de Infraestrutura do estado, que o acompanhou numa visita a áreas atingidas pela enchente na city. Segundo Bob, a prefa solicitou R$ 700 mil pra fazer os trabalhos emergenciais de reparo e reforma de ruas danificadas, tubulações arrebentadas e bueiros destruídos. A limpeza das ruas já começou, mas em alguns lugares o excesso de lama não permite essa limpeza ainda. Esse dinheiro do governo estadual é pra darmos uma geral nas ruas, bueiros e tubulações de esgoto, conta, dizendo que os locais que mais apresentaram estragos foram os bairros Volta Grande, Porto das Balsas e Porto Escalvados.