Itajaí

Pra botar no lixo remédios velhos tem que ir na vigilância

Moradora de Itajaí tentou silivrar de comprimidos sem validade no hospital Santa Luiza por falta de informação. Veja como rola em Itajaí e Navega

Quem mora em Balneário Camboriú e quer silivrar de medicamentos vencidos tem apenas uma opção: ir até a vigilância Sanitária, no centro da city, e entregar os comprimidos de farinha. Mas a moradora do Itajaí e atendente comercial Raquel Zubiaurre Reschke‏, 30 anos, não sabia disso. Com a sacola cheia de remédios velhos, tentou deixá-los no hospital Santa Luiza, na manhã do dia 12, mas o hospital recusou-se a receber as porcarias. Indignada, ela segue com o coquetel vencido na bolsa sem saber onde descartá-lo.

Na certeza de que estava fazendo uma boa ação ao meio ambiente, Raquel fez a limpa na maleta de remédios e buscou uma alternativa prum descarte que não fosse o lixo comum. Antes de ir pro trampo ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Na certeza de que estava fazendo uma boa ação ao meio ambiente, Raquel fez a limpa na maleta de remédios e buscou uma alternativa prum descarte que não fosse o lixo comum. Antes de ir pro trampo, em Balneário, a muié fez um pit stop no Santa Luiza crente que iria silivrar do lixo. “Na recepção mesmo me disseram que só descartam os medicamentos do próprio hospital. Mas o que custa pegarem os medicamentos? Como não podem”, questiona.

Continua depois da publicidade

O hospital Santa Luiza sidefende e garante que segue determinações da agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). “De acordo com a farmacêutica responsável do hospital, Alessandra Lapa, nosso descarte é realizado através de empresas especializadas na coleta de lixo hospitalar que envolve todos os resíduos relacionados a medicamentos apenas originados em nossa unidade de saúde”, explica a assessora de imprensa do lugar, Morgana Bressiani.

Coleta meia boca

Amparados por uma brecha da lei, que não obriga os municípios a fazer coleta e descarte adequado de medicamentos vencidos, Balneário Camboriú não conta com um programa de coleta e descarte das drogas lícitas vencidas. Somente na vigilância Sanitária é que o povão pode largar os remédios de uso doméstico, sem qualquer regulação.

No entanto, até o fim do ano, garante o diretor da vigilância do Balneário, Sandro Alexandre Franco, deve começar a rolar a coleta consciente de medicamentos vencidos. “Os postos de saúde terão um recipiente pra descarte e uma empresa especializada fará a incineração dos resíduos químicos”, revela. O abobrão ainda ressalta que as porcarias não devem ser jogadas no vaso sanitário ou na coleta doméstica.

As portas da vigilância Sanitária, na rua 1500 nº 1100, no centro, estão abertas de segunda a sexta, em horário comercial. Lá os medicamentos são armazenados e encaminhados pruma empresa credenciada pra descartar e neutralizar a reação química dos produto.

A coleta em Itajaí e Navega

Itajaí - Os moradores peixeiros podem entregar na unidade de saúde mais próxima de sua casa os remédios vencidos ou que estão acumulando poeira no armário. Desde o dia 1° de março deste ano, quando foi lançada a campanha pra destinação correta de medicamentos vencidos, todas as unidades de Saúde de Itajaí podem receber as porcarias do povão. Os medicamentos são incinerados por uma empresa do ramo.

Navega – Há múltiplas opções pro povão dengo-dengo na hora de dar fim às caixas velhas de remédio. Além de todos os postos de saúde abertos pra receber os medicamentos vencidos, a farmácia municipal, na avenida Conselheiro João Gaya, esquina com a Juvenal Mafra, no centro, também recolhe a drogalhada. A ação rola desde 2009 e os medicamentos também são lançados no fogo.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.154

Podcast

Ventos podem chegar a 80 km/h na região

Ventos podem chegar a 80 km/h na região

Publicado 07/11/2025 16:29



TV DIARINHO


🌪️🌊 CLIMA DURO NO SUL | Tornado devastou Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, e deixou seis mortos. Em Santa ...



Especiais

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

CHEGA DE CHACINAS!

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

Nascidos no caos climático

NOVA GERAÇÃO

Nascidos no caos climático

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência



Blogs

Bolsonarismo sem os Bolsonaros

Blog do Magru

Bolsonarismo sem os Bolsonaros

Zé Carioca

Blog do JC

Zé Carioca



Diz aí

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.