O empresário e ex-bancário Ilácio Hélio Lemke, 62 anos, veio de Blumenau pra Balneário Camboriú já pensando em provocar uma desgraça. Na madrugada de ontem, tocou fogo no baita apezão à beira-mar da Maravilha do Atlântico, onde mora sua ex-mulher, Marli Dalavechia Lemke, 55. Pra encerrar o espetáculo da tragédia, se jogou do 17º andar do prédio, que fica bem na esquina da avenida Atlântica com a rua 1401. O coitado morreu na hora.
O incêndio provocou desespero nos moradores do chiquetoso edifício Viña Del Mar. O apê 1701, dos Lemke, ficou completamente destruído. Dois outros também foram atingidos pelo fogaréu, o 1702, que ...
O incêndio provocou desespero nos moradores do chiquetoso edifício Viña Del Mar. O apê 1701, dos Lemke, ficou completamente destruído. Dois outros também foram atingidos pelo fogaréu, o 1702, que fica ao lado do apartamento incendiado, e 1801, no andar de cima. Ontem pela manhã, o corpo de Bombeiros decidiu interditar todos os três apartamentos até que uma vistoria mais detalhada possa assegurar que o local não oferece risco aos moradores.
Os bombeiros foram acionados duas vezes pra apagar o fogo na chiquetosa morada dos Lemke. Na primeira, trabalharam da 1h20 até às 5h30 da madruga. No início da manhã de ontem, perto das 9 horas, o fogo recomeçou porque o apê ainda tava superaquecido, e provocou nova correria no edifício.
Agiu por vingança
Ilácio teria agido por vingança. Bombeiros e fontes policiais contaram que o empresário pretendia vender o imóvel, que teria ficado com Marli desde a separação. Ilácio, que já chegou a morar no local, havia voltado pra Blumenau.
A tragédia começou à 00h40 de ontem, quando Ilácio chegou no edifício. Ele deu um jeito de ludibriar o porteiro e conseguiu subir até o 17º andar carregando dois galões de gasolina. Testemunhas contaram à polícia que, como Marli não estava, o empresário ficou ainda mais revoltado e começou a berrar. Gritava que iria botar fogo no apartamento.
A ameaça se confirmou. Era perto da 1h quando os vizinhos perceberam o fogaréu. Antes mesmo dos bombeiros chegarem, Ilácio protagonizou seu último ato: foi até a sacada do apê e se jogou. O corpo estatelou-se na rua1401.
Rolava briga entre o casal
Marli e Ilácio tinham dois filhos já maiores. Por muitos anos, o casal morou em Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná. Por lá, Ilácio chegou a ser gerente do antigo banco Meridional.
Depois que se aposentou, o empresário veio de Blumenau pra se radicar no Balneário Camboriú. Ele e Marli passaram a morar no edifício Viña Del Mar. Algum tempo depois, as brigas começaram e o casal se separou. O fim do casamento foi tão violento que a dona justa determinou que Ilácio não poderia se aproximar a uma distância de 200 metros de Marli. Ilácio tava morando em Blumenau, desde então.
Há também informações de que Ilácio, além de meter ameaças pra cima da ex, não vinha pagando a pensão determinada pela dona justa.