O finde vai ser radical na Maravilha do Atlântico. Brous de vários cantos do país se reúnem na praia Central pra disputa de duas competições de surfe: o circuito amador da ASBC (associação de Surfe de Balneário Camboriú) e a segunda etapa do campeonato catarina pranchão. Estamos esperando no mínimo 120 atletas nos dois dias, conta Élder Leão, organizador do evento.
Mesmo com a data já marcada e as inscrições abertas, o local exato onde vão rolar as provas só deve ser confirmado hoje. O que posso garantir é que vai ser na praia Central, pra decidir o local exato eu vou pegar a atualização da previsão do tempo ...
Continua depois da publicidade
Mesmo com a data já marcada e as inscrições abertas, o local exato onde vão rolar as provas só deve ser confirmado hoje. O que posso garantir é que vai ser na praia Central, pra decidir o local exato eu vou pegar a atualização da previsão do tempo pro final de semana. Ela costuma ser mais precisa dentro de um intervalo de no máximo 48 horas antes da competição, explica o organizador. Se tiver vento leste dá pra fazer bem no centro, perto da galeria Maxim. Mas se for vento sudeste, tenho que fazer mais perto do hotel Marambaia [pontal norte], completa.
Continua depois da publicidade
A primeira competição a rolar vai ser o circuito amador da ASBC, que vai ser no sábado. O campeonato começa às 9h e vai ser disputado em seis categorias: espumeiro, infantil, iniciante, mirim, júnior e feminino. Matheus Navarro, que ganhou recentemente o Oakley Santa Catarina Surf Pro (válido pelo circuito catarina e pela divisão de acesso do circuito brazuca) vai ser um dos participantes.
No domingo rola a segunda etapa do circuito catarina de pranchão. Os brous começam a disputa às 9h em cinco categorias: iniciante, feminino, open, master e stand up wave. Entre os confirmados tá o atleta da casa, Gabriel Vitorino, atual campeão brazuca na categoria júnior, e Jocimar Pita, campeão catarina Open. A galera do Paraná, de São Paulo e de outros estados deve vir pra cá porque só Santa Catarina tem circuito de longboard e eles precisam fazer ranking pra disputar algumas competições de grande porte, afirma Élder Leão.
Continua depois da publicidade
A primeira etapa foi em maio e também rolou no Balneário. Gabriel Vitorino foi o destaque levando o título da categoria principal, a Open, e atualmente lidera o ranking da Santa & Bela. Entre as minas, o título ficou com a favorita Thiara Mandeli, do Paraná, bicampeã paranaense e vice-campeã catarina. Paulo Ricardo foi o melhor da categoria master. Na iniciantes quem levou o caneco foi Gabriel Spezin, da praia da Vila, em Imbituba. A categoria Stand Up Wave (de manobras) foi conquistado pelo veterano Magu.