Filiações? No fim da tarde da última sexta-feira, Douglas assinou as primeiras filiações ao novo partido, incluindo a dele mesmo. Entraram pro PSD a vice-prefeita Dalva Rhenius, o abobrão da Comunicação, Ivan Rupp, o subprefeito do São Vicente, Venicio Amorim, e o subprefeito do bairro Cordeiros, Maurício de Souza (todos vindos do DEM); além do vereador Renato Ribas Pereira e do ex-reitor da Univali, José Roberto Provesi (ambos desgarrados do ninho tucano); e o ex-vereador do PDT, Wilmar Maffezzoli. Já fiz o convite pro prefeito vir pro PSD também, brinca Douglas.
Davi Coelho (PT)
Desfiliações? Só saiu um que achava que o partido era agência de emprego, afirma o presidente do PT, frisando que o dito cujo nem é alguém conhecido.
Filiações? Elianinha do Sindicato já tinha anunciado a troca do PDT pelo PT. Davi conta que assinou a entrada de outra liderança no partido, o ex-subprefeito do São Vicente, Luiz Fernando da Silva que era do PMDB. Mas o líder petista garante que não há acordo garantindo de que ele será candidato. Todos entram conscientes que no PT têm de passar pelo crivo dos filiados, conta.
Deodato Casas (PSDB)
Desfiliações? O líder tucano garante que as perdas foram muito poucas e só destacou a saída do vereador Renato Ribas Pereira que já tinha anunciado a ida pro PSD.
Filiações? Dentre as chegadas, Deodato ressalta dois peixeiros que largaram o PSB: Rodrigo Truppel, que já entra como pré-candidato a vereador, e o empresário e presidente da associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses (Adac), Alceu Pereira, que, segundo o tucano, não concorrerá a nada.
Eliane Rebello (PMDB)
Desfiliações? A vice-presidente do PMDB peixeiro garante que soube de uma desfiliação, mas de alguém que, segundo ela, não tem expressão política e nem era da militância. Além disso, Eliane confirma que o vereador Elói Camilo da Costa (PMDB) vai continuar na sigla.
Filiações? Ainda me sinto receosa em falar os nomes. Depois do dia 7 de outubro eu divulgo, salienta Eliane, cheia das estratégias. Quanto à possibilidade de que o advogado e apresentador de TV, Denísio Dolásio Baixo, possa deixar o PSB e entrar pro PMDB, ela não nega. Mas diz que ainda estão em fase de conversa e que não tem nada definido.
Luiz Carlos Pissetti (DEM)
Desfiliações? Como já era previsível, com a oficialização do PSD o DEM perde filiados, confirmando o racha entre as siglas. Pissetti contabilizou nos últimos dias a saída de uns 20 nomes, dentre eles os dos dois responsáveis pelo novo partido em Itajaí, o vereador Douglas Cristino da Silva e a vice-prefeita Dalva Rhenius.
Filiações? O presidente do DEM ressaltou a filiação de Sandro Fernandes, da rádio Difusora, que entra pra legenda como pré-candidato a vereador.
Marcelo Sodré (PDT)
Desfiliações? Marcelo garante que até a sexta-feira à noite não tinha sido procurado por ninguém pra se desfiliar. Quanto à possibilidade do vereador Maurílio Moraes (PDT) deixar a sigla e partir pro PSD, ele diz que não foi procurado pelo parlamentar e só ficou sabendo dessa intenção de Maurílio através da matéria publicada na quinta-feira, no DIARINHO.
Filiações? Temos uma boa procura. Vamos ter uma nominata com mais pessoas que vagas, afirma o líder da tchurma dos brizolistas, sem revelar nomes.
Tarcísio Zanelato (PP)
Desfiliações? Desfiliações, sim. Conhecidos, não!, resumiu o presidente do PP.
Filiações? Zanelato destacou a chegada de Calinho Canela ao PP. Ele que, no início do ano, tinha assumido o comando municipal do PTC com a intenção de concorrer a uma das 21 vaguinhas do legislativo peixeiro, acabou mudando de ideia e se unindo ao partido do prefeito Jandir Bellini (PP). Calinho já entra como pré-candidato a vereador.