O peixeiro Eliomar Tavares Inácio, atleta da associação Comunidade do Atletismo (ACA), conquistou no finde a prova de decatlo do campeonato Brasileiro Caixa Sub-23 de Atletismo, disputado em Sampa.
Eliomar, de 22 anos, marcou um total de 6715 pontos nas 10 provas da modalidade, ficando com a medalha de ouro. O pódio foi completado pelos donos da casa Jean Carlos Takiuti e Renato Linhares dos ...
Eliomar, de 22 anos, marcou um total de 6715 pontos nas 10 provas da modalidade, ficando com a medalha de ouro. O pódio foi completado pelos donos da casa Jean Carlos Takiuti e Renato Linhares dos Santos, com 6498 e 6119 pontos, respectivamente. O índice do catarina supera sua melhor marca do ano, que era 6563 e garantia o terceiro lugar no ranking brazuca sub-23 de decatlo.
Pra disputar a prova, o peixeiro ganhou liberação da federação Catarinense de Atletismo (FCA) do troféu Governador do Estado, que rolou também no finde, mas na city peixeira e valia vaga pros jogos Abertos da Santa & Bela (JASC). Pelas marcas que tem este ano, Eliomar já tá com vaga garantida nos jogos que rolam no mês que vem na Terra do Carvão.
Decatlo, o que é isso?
O decatlo é uma modalidade do atletismo disputada em dois dias, dando um total de 10 provas. No primeiro dia são disputadas as provas de 100 metros rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400 metros rasos. Depois, no dia seguinte, rolam as provas de 110 metros com barreiras, lançamento de disco, salto com vara, lançamento de dardo e 1500 metros. O campeão é quem somar mais pontos no total.
ACA fica em terceiro no masculino
Enquanto Eliomar faturava medalha de ouro em Sampa, a ACA disputava o troféu Governador do Estado. A equipe ficou em terceiro lugar na classificação geral do masculino com 137 pontos e sétimo entre as minas com 94 pontos. Foram oito medalhas no geral: uma de ouro, seis de prata e uma de bronze.
As minas levaram duas medalhas. Yasmin Fagundes foi a campeã do heptatlo e Camila Aparecida ficou com a prata no salto em distância. Os homens levaram as outras medalhas.
Entre os destaques masculinos da equipe está Rodrigo Pereira do Nascimento, 17 anos, que saiu da competição com três medalhas de prata. Ele foi prata nos 200 e 400 metros raros, além do revezamento 4x100. É um orgulho representar Itajaí. Eu treino todos os dias pra levar o nome da cidade o mais alto possível, discursou o atleta. No revezamento, também formaram o quarteto: Filipe Rocha da Silva, Ricardo Gutz Corrêa e Daniel Rocha da Silva.