A balança comercial da primeira semana de outubro fechou com uma boa notícia pra indústria brazuca. Além do aumento das exportações em relação ao mesmo período do ano passado, houve crescimento também na venda de produtos manufaturados, se comparado com a média diária de setembro. No geral, a balança comercial continua positiva, com 5,4 bilhões de dólares de produtos vendidos aos gringos contra 4,8 bi comprados dos estrangeiros.
Continua depois da publicidade
A média diária de exportações entre 1º e 9 de outubro, em cinco dias úteis, foi de 1,08 bilhão de verdinhas norte-americanas. O resultado é 17,5% superior que a média diária de todo o outubro de ...
A média diária de exportações entre 1º e 9 de outubro, em cinco dias úteis, foi de 1,08 bilhão de verdinhas norte-americanas. O resultado é 17,5% superior que a média diária de todo o outubro de 2010, quando se vendeu 919,1 milhão de dólares aos gringos. Todas as três categorias de produtos manufaturados, semimanufaturados e produtos básicos registraram bombada nas vendas.
Continua depois da publicidade
Mas o que chamou a atenção dos abobrões do ministério da Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC) foi o crescimento de 10,8% nas exportações das mercadorias manufaturadas, que são aquelas consideradas produtos finais e que mais geram divisas pro país. Os produtos com maior crescimento, na comparação entre outubro de 2010 e 2011, foram centrifugadores e aparelhos para filtrar, hidrocarbonetos, suco de laranja congelado, etanol, suco de laranja não congelado, polímeros plásticos, veículos de carga, máquinas e aparelhos para terraplanagem e tratores.
Continua depois da publicidade