Enfezado com a secretaria de Segurança Pública da Santa & Bela, o leitor Adriano procurou o DIARINHO pra desabafar. Pra ele, a demora na nomeação dos aprovados no concurso público da Polícia Civil, que rolou ano passado, é coisa de abobrão sacana. Maior 171 no povão, alfinetou em e-mail à redação. O rapazote diz ter sido aprovado pra uma das 546 vagas ofertadas no concurso de outubro de 2010. O resultado da prova só foi divulgado em agosto deste ano.
Continua depois da publicidade
Por meio de assessoria de imprensa, o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Grubba, informou que tem feito o que pode. Ele diz ter agilizado a nomeação dos agentes e cobrado ...
Por meio de assessoria de imprensa, o secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, César Grubba, informou que tem feito o que pode. Ele diz ter agilizado a nomeação dos agentes e cobrado do grupo gestor do governo a contratação dos candidatos. No dia 27 de setembro, a tchurma do alto escalão do governo fez reunião pra definir a pendenga, mas o blablablá terminou como começou, sem qualquer determinação.
Continua depois da publicidade
Já a galera do conselho Gestor Estadual limita-se a informar que os nomes ainda serão analisados e não há data pro chamamento dos aprovados. Na Santa & Bela, mais de três mil homens e mulheres trampam hoje como policiais civis.
Continua depois da publicidade
Dedo na ferida
Entre os dias 27 e 30 de setembro, o DIARINHO publicou uma série de reportagens com o raio-x da Polícia Civil catarinense. Foi apontado que o número de policiais deveria ser, pelo menos, o dobro do quadro atual.
Em Itajaí, 106 tiras atendem uma população de 183.373 pessoas. Isso resulta num policial pra cada 1730 moradores. Mas se tirar os 16 escrivães, os sete servidores da secretaria de Segurança Pública que tão no setor administrativo, mais a psicóloga e só deixar mesmo os policiais que empunham armas e enfrentam os bandidos, a relação tira por habitante fica ainda mais assustadora. São apenas 82 policiais pra cada grupo de 2236 habitantes peixeiros.