Já Ricardo Winicki, o Bimba, venceu a regata final e o duelo contra o argentino Mariano Reutemann, assegurando a sua terceira medalha de ouro consecutiva na classe RS:X masculina em Pans. O bronze foi para o mexicano David Teran.
Continua depois da publicidade
Pra finalizar o dia vitorioso do Brasil na modalidade, a dupla estreante Alexandre Tinoco e Gabriel Borges ficou na terceira posição na regata disputada ontem, mas se tornou campeã pan-americana da classe Snipe, à frente das duplas dos Isteites e Uruguai, respectivamente. Depois de muita confusão após a regata final, em que os brazucas ficaram na terceira posição, existiram muitos protestos de várias embarcações. No entanto, a chefe da delegação da vela brazuca, Martha Rocha, informou que após o julgamento dos recursos, os brasileiros garantiram o ouro.
Mais duas medalhas douradas
Continua depois da publicidade
Os outros dois ouros foram conquistados por antecipação no sábado. Após liderarem com folga as regatas de suas classes durante a competição, os estreantes Matheus Dellagnello e Patrícia Freitas se garantiram no lugar mais alto do pódio.
Campeão mundial da classe Sunfish, Dellagnello aproveitou os ventos fracos do México, que são a sua preferência, pra dominar amplamente a sua categoria. Ele venceu a nona regata e assegurou a medalha de ouro em seu primeiro Pan da carreira, com duas regatas de antecipação.
Já Patrícia venceu a nona e décima regatas no sábado e não tinha mais como ser alcançada pelas outras competidoras, garantindo assim o título pan-americano na classe RS:X feminina.
Medalhas no triatlo
O Brasil encerrou sua participação no triatlo com dois pódios. Após o bronze de Pâmella Oliveira, entre as minas, Reinaldo Colucci realizou uma prova de alto nível e levou o ouro no masculino, com o tempo de 1h48m02s. Desta forma, ele também assegurou a classificação do país para os jogos Olímpicos de Londres-2012.
Colucci encerrou a disputa pouco à frente do norte-americano Manuel Huerta, que fechou a prova com o tempo de 1h48m16s. Já o canadenser Brent McMahon ficou com o bronze (1h48m23).
Desde o início, Colucci ficou no pelotão da frente, entre os primeiros colocados. O brazuca acabou a natação na quarta posição e o ciclismo em terceiro. Depois, ele brilhou na corrida e ultrapassou seus adversários restantes para ficar com o ouro.
Continua depois da publicidade
O triunfo de Reinado Colucci sela o passaporte do Brasil às Olimpíadas, pois os atletas com os melhores tempos nas competições oficiais do triatlo garantem vaga ao país.
Outros dois brazucas disputaram o triatlo, sem o mesmo desempenho. Diogo Martins se aproximou do pódio, com a quinta colocação (1h49m49), enquanto Bruno Matheus acabou em 14º lugar (1h52m08).
Francês conquista o penta em Piçarras
O francês Pierre Maixent conquistou ontem o pentacampeonato da categoria open, no 13º Jet Waves World Championship (campeonato de manobras de jet ski nas ondas). A vitória da terceira e última etapa da competição, realizada em Piçarras, ficou com Tiago Geitens, de Canoas/RS, que teve grande performance na disputa e terminou na quarta colocação da classificação final do campeonato, que teve as duas primeiras etapas realizadas na França e nos Isteites. Um bom público prestigiou os três dias do evento.
Maixent estreou nas oitavas de finais, derrotando o brasileiro Diocelis Vieira. Nas quartas, passou pelo sul-africano Jake Montadon, considerado a revelação da disputa. Na semifinal, o francês enfrentou o sul-africano Jake Montadon e levou a melhor.
Continua depois da publicidade
Foi muito bom fazer a final com o Tiago, que é um piloto de potencial. Agora já é planejar a temporada 2012, que deverá ter duas etapas a mais, em relação a este ano, comentou Maixent.
O título da categoria amador ficou com Jack Montadon, da África do Sul, seguido por Everardo Júnior e André Martins, respectivamente, os dois da Santa & Bela.