Matérias | Variedades


Itajaí

Jornal do São Viça vence prêmio Mérito Educacional

Mais 20 educadores foram premiados. Resultado enche de orgulhos os profis peixeiros

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O jornal do São Viça conquistou um dos primeiros lugares do Prêmio Mérito Educacional. O jornal, que é editado pela professora de Língua Portuguesa e jornalista Rubia Cristina dos Santos, no colégio Dilzelena Márcia Teixeira, nasceu em julho de 2010 e tá indo pra quarta edição. O prêmio foi realizado pela secretaria de Educação de Itajaí e o resultado foi divulgado na noite de sexta-feira passada, no salão da sociedade da Vila. Mais de 20 educadores ganharam o prêmio.

O jornal venceu na categoria séries finais. O logotipo do jornal é uma vassoura, já que o bairro São Vicente era chamado de Vassourão antigamente. O nome veio do jeito itajaiense de chamar o bairro ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


O jornal venceu na categoria séries finais. O logotipo do jornal é uma vassoura, já que o bairro São Vicente era chamado de Vassourão antigamente. O nome veio do jeito itajaiense de chamar o bairro, e também porque a turma que iniciou o projeto era chamada de “São Viça”. O jornal é todo produzido pelos alunos de 12 a 14 anos.

Além de valorizar as atividades do colégio, o projeto motiva os alunos a produzir textos. As matérias são feitas por eles e procuram ter como tema a história e as manifestações culturais do bairro. Também são assuntos do jornal temas atuais, como cidadania, esporte, pirataria, entre outros. Pra produzir o jornal, são convidadas pessoas pra ir até a escola e fazer uma palestra sobre determinado tema. Após a explanação do convidado, os alunos podem fazer perguntas.



Na aula seguinte, iniciam-se as produções textuais. Os próprios alunos colaboram entre si, pra melhorarem os textos dos colegas. Só depois é que há a revisão da professora. Ainda antes de ir pra gráfica, os alunos fazem a última revisão na folha diagramada. Os alunos menores participam fazendo ilustrações. “E é uma disputa para ter o seu desenho contemplado na capa”, comenta a professora. Rubia também reconhece que o jornal só existe graças ao incentivo das coordenadoras do colégio, Edizael Adriana Rosa, Aracelli Cristina de Mello e Lucinda Henrique Silveira, que sempre estão prontas a dar uma mão ao trabalho.

Outros premiados

Além do jornal São Viça, o prêmio Mérito Educacional consagrou mais 20 educadores da rede municipal de ensino. Na categoria educação infantil, de 0 a 3 anos, com 22 projetos inscritos, o prêmio de 3º lugar foi pra Glaucia Webber, 2º lugar pra Angela Maria Pamplona e a grande vencedora desta categoria foi Marilei Alves. Ainda na educação infantil, agora de 4 a 6 anos, foram 36 inscrições, sendo premiadas em 3º lugar Marcia Helena Martins, 2º lugar Rubiane Erbs e o 1º lugar foi pra Silvana Martinha Cóta.


Na categoria ensino fundamental anos iniciais foram 51 trabalhos inscritos; o 3º lugar foi para Ariene Lopes, o 2º lugar, Patrícia Regina Alves, e a vencedora foi Patrícia Bernadete Rossi. Já nesta mesma categoria, só que anos finais, houve 33 trabalhos inscritos; a premiação foi para Jackson Silvana com o 3º lugar, Neide Rosana Paz com o 2º lugar e o jornal São Viça conquistou o primeiro lugar.

O mérito contemplou ainda a categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA) com 18 projetos inscritos. Em 3º lugar o prêmio foi pra Luciano Russi, Josiane Teixeira ficou em 2º lugar e o vencedor foi Aristides Júnior.

A categoria especialistas teve 14 trabalhos inscritos. Juliano Marcio Oliveira conquistou o 3º lugar, Ivonete Terezinha Schraiber foi a 2ª colocada e a vencedora foi Suzana Régis Ramos.

Pra finalizar, a categoria agentes em atividade em educação, com 23 trabalhos inscritos. O 3º lugar foi pra Rosemeri Gonçalves Varela, o 2º para Roberta de Souza e a vencedora foi Francine Teixeira dos Santos Silva.





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






34.238.189.240

Últimas notícias

Saúde

Terapias integrativas ganham espaço no tratamento de pets

CONFIRA

Pets disponíveis para adoção

DE OLHO

MP investiga denúncias de ilegalidade no Plano Diretor de Navegantes

Agenda

Confira a agenda deste final de semana

ITAJAÍ

Chapa de situação vence as eleições de diretoria da Sociedade Guarani

Mais tecnologia

Tecnologia transforma carro elétrico em bateria bidirecional

SETE DE SETEMBRO

Preso ladrão que roubou mulheres no centro

Balneário Camboriú

Casa da Família de BC completa um ano de funcionamento

PROJETO PET FRIEND

Tampinhas de garrafa PET vão ajudar à causa animal em BC

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Trio que atirou em bandidão do PGC e foi curtir o carnaval será julgado



Colunistas

JotaCê

Gil quer pizza pra comemorar interinidade de La Barrica

Foto do Dia

A recompensa!

Na Rede

Se liga no que foi destaque nas redes do DIARINHO

Via Streaming

“Chernobyl” revive tragédia nuclear

Jackie Rosa

Nino Ferreira e família

Coluna Esplanada

Raio-x da violência

Gente & Notícia

Todeschini e Mac em Colab na Brava

Ideal Mente

Luto não é depressão

Coluna do Janio

Fim melancólico

Direito na mão

Trabalho realizado no exterior pode contar para aposentadoria no Brasil?

Clique diário

Os encantos da zona rural

Coluna Exitus na Política

Planejamento e pesquisas

Coluna do Ton

Novidades de decoração

Coluna Fato&Comentário

Adão e o alfaiate

Artigos

Mais do que simplesmente existir

Canal 1

Para ex-diretora da Globo, drama do humor também passa pela renovação



TV DIARINHO


Minuto DIARINHO  - Michelle Bolsonaro lança linha de produtos de cuidados com a pele - Projeto de ...





Especiais

Saúde

Terapias integrativas ganham espaço no tratamento de pets

CONFIRA

Pets disponíveis para adoção

PROJETO PET FRIEND

Tampinhas de garrafa PET vão ajudar à causa animal em BC

AMOR INCONDICIONAL

Há 17 anos, Pituxa é um dos pilares do casal Wagner e Luci

Conheça as espécies

Animais exóticos vêm ganhando espaço entre os petlovers



Blogs

Blog do JC

Parceria

A bordo do esporte

Tour de France abre temporada de provas no Brasil com L’Étape Cunha presented by Santander

Blog da Jackie

Coisas da OneSpot

Blog da Ale Francoise

Conhecem a Técnica de ILIB?

Blog Doutor Multas

Exame para renovar CNH

Blog do Ton

Festa The Box comemora 5 anos neste fim de semana em Balneário Camboriú

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Adriana Spengler

"A advocacia criminal é um reduto masculino, historicamente falando. Estamos caminhando para a igualdade”

Margareth da Silva Hernandes

"Todo cidadão LGBTQIA+ que se sentir lesado em algum direito pode contatar a comissão da Diversidade da OAB”

Maurício Simas, Escova

"Balneário Camboriú estar poluída é culpa da Emasa. Eles têm a obrigação de tratar”

Volnei Morastoni

“Não sei quem inventou que eu tava com câncer. Eu tive um problema de estafa física e mental”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação