Uma gincana cultural entre as escolas municipais do bairro Itaipava rola hoje, no Museu Etno-arqueológico de Itajaí. Esta é a terceira edição da gincana, que acontecerá das 8h às 11h30. Durante a brincadeira, os alunos terão que fazer tarefas relacionadas à coleta de informações históricas e culturais sobre a comunidade vizinha ao museu, como fotografias antigas, memórias de antigos moradores e acervos que possam ser doados ao museu. Haverá também apresentações artísticas.
Continua depois da publicidade
Segundo o diretor do museu, Ivan Serpa, este ano o tema central é O trem na Estação. Escolhemos esta temática, pois não temos nenhuma imagem do trem na estação Engenheiro Vereza, onde o museu ...
Segundo o diretor do museu, Ivan Serpa, este ano o tema central é O trem na Estação. Escolhemos esta temática, pois não temos nenhuma imagem do trem na estação Engenheiro Vereza, onde o museu funciona atualmente, explica. A entrada é franca e toda a comunidade tá convidada a participar. O museu fica na avenida Itaipava, no bairro Itaipava.
Continua depois da publicidade
A estrada de Ferro Santa Catarina começou a ser construída em 1906, ligando o porto de Itajaí a Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí. Já a estação Ferroviária Engenheiro Vereza, onde hoje fica o museu, teve o início de sua construção em 1926, mas só entrou em funcionamento em 1954.
Em 1971 houve a extinção da estrada de Ferro Santa Catarina e a consequente desativação da estação ferroviária Engenheiro Vereza. Em 1986, a prefa passou a usar o prédio da estação pra abrigar a secretaria de Agricultura.
Continua depois da publicidade
Durante sua existência, a estrada de Ferro Santa Catarina prestou grandes serviços às comunidades do Vale do Itajaí. Muitas pessoas usavam o transporte ferroviário pra ir de uma cidade a outra e venderem produtos como madeira, peixe, farinha de mandioca, frutas e outros.