A associação Náutica de Itajaí (ANI) vai pegar junto na organização da etapa peixeira da Volvo Ocean Race, a Regata Volta ao Mundo. Quem garante é o presidente do comitê Central Organizador (CCO) da etapa, Amílcar Gazaniga. A abertura oficial da VOR rola neste sábado em Alicante, na Espanha. Uma semana depois os barcos deixam a Espanha e começam a fazer o trajeto mundo a fora. A maior competição de vela do mundo passa por Itajaí em abril do ano que vem.
No Entrevistão do DIARINHO do último sábado, Cláudio Copello, presidente da ANI, reclamou que a associação cobrou participação na organização da etapa peixeira, mas ainda não foi chamada pra arregaçar as mangas. Amílcar garantiu à reportagem que ...
Continua depois da publicidade
No Entrevistão do DIARINHO do último sábado, Cláudio Copello, presidente da ANI, reclamou que a associação cobrou participação na organização da etapa peixeira, mas ainda não foi chamada pra arregaçar as mangas. Amílcar garantiu à reportagem que leu o jornal no finde e confirmou a promessa feita. Ficamos de chamá-los num segundo momento, quando fossem formadas sub-comissões dentro do comitê. Essas subcomissões devem ser montadas a partir de dezembro. São subcomissões pra áreas específicas, como a área médica, por exemplo. A ANI vai ser chamada naquilo que ela puder fazer, garante. O presidente da CCO não perdeu tempo e ainda deu uma cutucada na galera da associação. Estava torcendo pra que a ANI enviasse algum projeto pro concurso que fizemos [Projetos pra Itajaí] pra que pudéssemos ajudá-los. Mas eles não enviaram, comenta.
Continua depois da publicidade
João Luiz Demantova, secretário executivo do CCO da etapa peixeira, diz não estar sabendo de queixas da ANI. A ANI é nossa parceira. Nosso pessoal está em contato constante com a associação. Estamos, inclusive, em busca de parceiros pra ajudar a ANI a se estruturar pra que ela participe dos nossos projetos, jura dipé junto João Luiz.
Parte técnica será de Floripa
Continua depois da publicidade
O diretor náutico da etapa peixeira da Regata Volta ao Mundo é árbitro internacional e sócio do Iate Clube Veleiros da Ilha, de Floripa, Fernando Navarro. Ele atende todas as exigências do caderno de encargos, faz questão de ressaltar João Luiz.
Seu nome já foi aprovado pelo CCO e sua contratação vai ser oficializada no dia 16 de novembro, junto com o diretor técnico e o diretor médico da etapa, que não tiveram seus nomes divulgados.
A entidade de Floripa, Veleiros da Ilha, foi escolhida como entidade responsável pela regata em mares peixeiros por questões técnicas, segundo os organizadores. Dentro de uma listagem de qualificações e exigências da Volvo internacional, tínhamos como opções o Iate Clube de Florianópolis e o Iate Clube de Porto Belo. Por questão de contatos, optamos pelo de Florianópolis, explica Amílcar. Queríamos até colocar o Iate Clube de Cabeçudas, mas não deu, completa.