Itajaí

ONG lasca que prefa de Camboriú tá se amarrando pra construir um centro de zoonoses

A entidade trampa em Balneário Camboriú e tá gastando mó grana pra recolher e tratar os animais abandonados na city vizinha

A falta de um centro de zoonoses em Camboriú tá levando serviço extra à ONG Defesa Animal, da vizinha Balneário Camboriú. A representante da entidade, Amélia Souza, afirma que a organização não tem mais condições de bancar o recolhimento dos bichos abandonados na Capital da Pedra. A muié afirma que, em outubro, os voluntários gastaram R$ 4 mil do próprio bolso com tratamento veterinário, castração, vacinas e ração com os animais largados de Camboriú. “Eles são levados pra nossa casa, mas não temos mais condições”, desabafa. Pra piorar, a ONG não pode usar a verba que é repassada pela prefa do Balneário.

A representante quer que a prefa de Cambu construa um centro de zoonoses, pra que os animais sejam recolhidos, castrados, vacinados e fiquem num canil municipal. “Foi promessa de campanha da prefeita ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A representante quer que a prefa de Cambu construa um centro de zoonoses, pra que os animais sejam recolhidos, castrados, vacinados e fiquem num canil municipal. “Foi promessa de campanha da prefeita Luzia [Coppi Mathias]”, relembra.

Continua depois da publicidade

O secretário de Meio Ambiente da city da pedra, Márcio da Rosa, admite a pendenga. Ele conta que, hoje, o município tem condições apenas de tirar os cavalos e animais de grande porte das ruas. Eles aplicam multa nos donos e levam os bichos prum pasto. “Pra pequenos animais teria que ter uma estrutura que não temos hoje”, lamenta.

Márcio diz que conta com o apoio das ONGs enquanto não é erguido o centro. O projeto, afirma, tá pronto, mas depende de avaliação do Ministério da Saúde, que não tem data pra mandar a verba. O plano é construir um local onde ficaria um veterinário do município pra examinar e medicar a bicharada, um canil e uma área onde os animais seriam alimentados. A prefa tem planos ainda de botar uma carrocinha nas ruas de Cambu pra recolher os dogs, que são a maioria dos abandonados. Além disso, buscam ONGs pra tocar o trampo.

Pra evitar o abandono, a prefa faz constantes campanhas informativas em residências e escolas. “As pessoas abandonam o animal quando veem que ele fica doente e têm que gastar com isso”, finaliza o abobrão. A reportagem tentou falar com a prefeita Luzia Coppi, mas ela estava em reunião.

Como funciona em outras citys

Itajaí: a cidade tem um núcleo de zoonoses que conta com canil municipal e veículo pra recolher os animais. A coordenadora do núcleo, Ieda Passos, explica que são recolhidos os bichinhos doentes ou que foram atropelados. Eles são levados pro canil, que conta hoje com cerca de 400 animais.

Eles recebem todo o tratamento e ficam à disposição pra adoção. O canil é mantido pela prefa. “O canil não é um depósito de animais. Foi criado pra ficar com os animais doentes que precisam de tratamento e que não têm dono”. O núcleo de zoonoses ainda conta com equipe de combate à dengue, animais peçonhentos e ratos. Foi formado há cerca de oito anos.

Balneário Camboriú: o núcleo da Maravilha do Atlântico, por enquanto, é lenda. O secretário de Meio Ambiente da city, André Ritzmann, explica que o projeto de construção do centro de zoonoses ainda não saiu do papéli, pois a prefa estuda formas de conseguir dindim pra construção.

Continua depois da publicidade

O assunto até já virou carcada do Ministério Público, mas nunca se tornou realidade.

Enquanto isso, contam com a ajuda de duas ONGs, a Defesa Animal e a Viva Bicho, que são apoiadas pela prefa. “Damos a verba pra eles mensalmente, que prestam conta do serviço”, afirma André. As organizações têm abrigos próprios pra manter os bichos.

Continua depois da publicidade



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.86


TV DIARINHO


🚨 OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL EM SC A Operação Desvio de Fase investiga suspeitas de corrupção e direcionamento ...



Especiais

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Eleições 2026

Congresso “inimigo do povo” muda o tom e promete “entregas concretas”

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

Cão Orelha

Porque violência contra animais cresce em grupos online de adolescentes

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

BANCO MASTER

BRB, rombo bilionário e a questão: o que Ibaneis Rocha tem a ver com crise do Banco Master

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Colonialismo de dados

Especialista explica o que querem os donos das big techs

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil

Microbolsas

Vamos investigar o lobby das Big Techs pelo Brasil



Blogs

Você tem andado cansado e com fadiga?

Espaço Saúde

Você tem andado cansado e com fadiga?

Revendo ex-alunos

Blog do Magru

Revendo ex-alunos

Buzzi afastado

Blog do JC

Buzzi afastado

Você consome cobre?

Blog da Ale Françoise

Você consome cobre?

 Da impossibilidade da neutralidade

VersoLuz

Da impossibilidade da neutralidade



Diz aí

"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"

Diz aí, João Paulo!

"Itajaí aparece próxima de 700 mil habitantes, dentro de um arco metropolitano de cerca de 2,5 milhões de pessoas"

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

DIZ AÍ, Dagoberto!

“Eu virei turista com a Tante [Lolli] e gostei da profissão”

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí, Regina!

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.