Itajaí

Valão no Mariscal tá acumulando sujeira e virando morada de bichos

Prefa diz que tá buscando grana pra resolver pendenga mas não dá prazo

Mais de 500 moradores do bairro Armação, na Capital do Marisco, deram nomes prum abaixo-assinado organizado pelo cabeleireiro Robinson Luciano, 33 anos. Eles pedem o fim duma vala na rua Nereu de Assis. Aberta há pelo menos oito anos, a vala de meio quilômetro contorna a estrada, que tá desmoronando, e atrai uma nuvem espessa de mosquitos. Robinson diz que tá toda semana na prefa pedindo patrolamento, mas ninguém lhe dá atenção.

Com a muié grávida e com dois pirralhos em casa, o cabeleireiro diz que a situação tá insuportável e ele deu início, há três meses, ao abaixo-assinado. A rua da vala é a principal saída da localidade ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Com a muié grávida e com dois pirralhos em casa, o cabeleireiro diz que a situação tá insuportável e ele deu início, há três meses, ao abaixo-assinado. A rua da vala é a principal saída da localidade do Mariscal. O profissional dos cabelos já gastou mais de dois mil reales pra trocar peças do carango dele, que ficaram detonadas pela irregularidade da pista.

Continua depois da publicidade

Além dos prejus, há outro perrengue. A bicharada já começou a aparecer. Os moradores dividem espaço com cobras e aranhas. Os pernilongos invadem as casas atormentando Deus e o mundo. “Isso é um descaso. A última vez que eles passaram uma patrola na rua foi em janeiro deste ano, isso que eu tô toda semana na prefeitura pedindo”, conta Robinson.

Outro que tá indignado com o abandono da prefa penhense é o Eberson Figueiredo, 26. O rapaz trampa em Itajaí como auxiliar financeiro e passa todo santo dia pela rua Nereu de Assis. Como se não bastasse a vala correndo a céu aberto, o povão começou a jogar lixo e bicho morto no local. Eberson acredita que a prefa fecha os olhos pra situação. “A prefeitura não aparece, não existe um planejamento nem organização, ninguém fiscaliza”, lasca.

As explicações

A prefa informou que tá na espera de recursos do governo federal pra dar início à implantação de galerias de drenagem e acabar com a vala, revelou o secretário de Planejamento da city, Reginaldo Waltrick. Ele garante que não foi informado da reivindicação dos moradores. “Vou verificar quais medidas paliativas podem ser feitas. Esse é um caso complicado, somente com as galerias será possível acabar com o desmoronamento”, justifica, sem saber quando a tubulação será instalada.

A diretora da vigilância Sanitária de Penha, Célia da Silva, também revela que não havia recebido nenhuma reclamação sobre a imundície da vala e diz que só vai comentar o caso depois de apurar tintim por tintim do ocorrido. “Como fazem um abaixo-assinado sem falar com a gente?”, questiona a abobrona. Célia, contudo, se comprometeu em deslocar quinta de manhã uma equipe pra bizolhar o valão.

Sabichão dá pitaco

Cobras e aranhas são atraídas pelo desmatamento e não pela nojeira da vala, explica o professor de zoologia da Univali, Ricardo Corbetta. O especialista acredita que, por falta de informação, as pessoas acabam confundindo as espécies dos bichos. Já pros mosquitos, Ricardo diz que o ambiente úmido e parado do valão é o ambiente ideal pra atrair os insetos.

Continua depois da publicidade

“Qualquer pessoa que for picada e o local ficar inchado, deve buscar orientação médica. Talvez não ocorra a transmissão de doença, mas pode ocorrer uma alergia e precisar de medicação”, alerta o sabichão. Pro profe, o perrengue seria resolvido com o encanamento e isolamento da valeta.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.110


TV DIARINHO


📹🚨 AGRESSÃO NA ESCOLA! Estudantes da escola cívico-militar no São Judas, em Itajaí, denunciaram abuso ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

Flores que doem — sobre um haikai de primavera

VersoLuz

Flores que doem — sobre um haikai de primavera

Destrave o seu metabolismo, perca peso e emagreça!

Espaço Saúde

Destrave o seu metabolismo, perca peso e emagreça!

Um radar vivo na política itajaiense

Blog do Magru

Um radar vivo na política itajaiense

Luzes de Natal

Blog da Jackie

Luzes de Natal

Compromisso

Blog do JC

Compromisso



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.