O navio Ary Rangel, da Marinha do Brasil, que leva pra Antártida quatro tanques para biocombustíveis, fabricados por uma metalúrgica do Balneário Piçarras, já chegou ao continente gelado. Neste final de semana, começaram as operações de descarga e transporte dos tanques gigantes até a estação brasileira que fica na baía do Almirantado, na ilha Rei George. Graças aos tanques montados pela empresa Arxo, o Brasil será o primeiro país a produzir energia limpa com biocombustível na Antártida.
Continua depois da publicidade
Os quatro enormes tanques pra um gerador movido a álcool serão usados pra experimentar o uso de etanol em condições extremas de baixa temperatura. O trampo sobrou pra metalúrgica das Piçarras porque ...
Os quatro enormes tanques pra um gerador movido a álcool serão usados pra experimentar o uso de etanol em condições extremas de baixa temperatura. O trampo sobrou pra metalúrgica das Piçarras porque ela já é uma das maiores fornecedoras do país de tanques combustíveis e tem certificação pra integrar a cadeia produtiva nacional do petróleo e gás. Temos a ISO 9001-2000, temos certificação INMETRO para produção de tanques, entre outros produtos, além de qualificação profissional para tanto, sigaba Cidemar Dalla Zen, gerente comercial da Arxo.
Continua depois da publicidade
Cada tanque construído pela indústria das Piçarras tem capacidade pra 10 mil litros. Eles vão armazenar o combustível pra um motogerador com capacidade de 250 quilowatts. A Petrobras vai fornecer 350 mil litros pro projeto, que foi criado pelos cientistas da VSE, braço tecnológico da mineradora Vale (antiga estatal Vale do Rio Doce).
O projeto todo tá orçado em R$ 2,5 milhões. A ideia dos cientistas brazucas é demonstrar que o álcool, sem qualquer aditivo, pode movimentar motores pesados que em geral funcionam com diesel ou carvão. Além disso, também querem provar que o etanol funciona bem até mesmo em temperaturas abaixo de zero.
Continua depois da publicidade
Até o final desta semana, todos os quatro tanques já estarão na base brasileira, prontos para serem montados. Pra chegar até o local da instalação, o pessoal da Arxo construiu os tanques sobre trenós.
Saiu em outubro
Os quatro tanques fabricados em Piçarras partiram do Brasil em 10 de novembro. Eles foram levados até o Rio de Janeiro e lá embarcados no Ary Rangel, que é o naviozão da Marinha acostumado a fazer a rota até o continente mais inóspito do planeta.