Itajaí

Deputado tucano ameaça entrar com ação se nomes de ruas, praça e escola forem trocados

Ainda rende pano pra manga a recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) de trocar nomes de ruas, escola e praça do Balneário Camboriú, que foram batizadas homenageando políticos tucanos e parentes ligados ao ex-prefeito Rubens Spernau (PSDB) e o ex-governador Leonel Pavan (PSDB). O deputado bicudo Dado Cherem puxou brasa pro seu partido e ameaça entrar com uma ação na Justiça caso a administração municipal mude os nomes.

Dado se diz muito chateado com a ação que tramitou nos últimos três anos no MPE. O político afirma que as homenagens foram feitas pra figuras históricas da city, que, por coincidência, eram ligadas ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Dado se diz muito chateado com a ação que tramitou nos últimos três anos no MPE. O político afirma que as homenagens foram feitas pra figuras históricas da city, que, por coincidência, eram ligadas aos tucanos. “Negar isso é negar a curta história de Balneário e a história de pessoas que contribuíram com a cidade”, lasca.

Continua depois da publicidade

O deputado lembra que Sérgio Lorenzatto, embora tenha sido vereador por três mandatos, foi médico por 30 anos na city e merecia virar nome de ginásio. Também cita o vereador Santa como sendo presidente da câmara por quatro vezes e que contribuiu na formação de diversas leis. “Deu sua contribuição publicamente”, declara.

Questionado com relação ao batismo do hospital municipal Ruth Cardoso, que leva o nome da ex-muié do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que nunca botou os pés no Balneário, Dado soltou: “Negar o nome da Ruth Cardoso é negar a história do Brasil”, justifica.

Com relação às homenagens suspeitas a Leonel Pavan, como o batismo do programa Leite Amigo Pão, que traria as iniciais do tucano, e até a via Linha de Acesso às Praias, que tem o nome de Rodesindo Pavan, pai do ex-governador, Dado não comentou. “Teve nomes de pessoas da comunidade, como o centro comunitário João Jerônimo Vicente, a escola Dona Lili, que foram nomeações nossas para perpetuar a memória das pessoas que contribuíram com a cidade”, desconversou.

Dado afirma que, caso o município mude os nomes das obras apontadas pela ação, irá procurar a dona justa pra manter as homenagens atucanadas. “Acredito que o MP foi induzido ao erro por ler apenas a frieza de um papel”.

Ao DIARINHO, o procurador do Balneário, Marcelo Freitas, informou que ainda não foram notificados da decisão. Quando receberem o papéli, devem analisar o que pode ser feito e encaminhar a sugestão pra análise e decisão dos vereadores.

Relembre

O rolo começou em 2008, quando o advogado Luís Fernando Osawa fez um levantamento e descobriu cerca de 10 obras do Balneário batizadas com nomes de tucanos na época em que Spernau estava no poder. O dotô entrou com uma ação que tramitou nos últimos três anos e chegou a ser arquivada, mas, antes de parar nas gavetas do MP, os dotores sugeriram a modificação dos nomes.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🛴🚨 CONFUSÃO NO TRÂNSITO | Bicicleta elétrica ou ciclomotor? Patinete ou autopropelido? Pra acabar com ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!

Espaço Saúde

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.