Foram cinco dias de muitos trampos em terra desde que o mastro do veleiro Abu Dhabi quebrou no primeiro dia da perna entre Alicante (Espanha) e Cidade do Cabo (África do Sul) da Volvo Ocean Race, a Regata Volta do Mundo. No final da noite de quarta-feira (horário local), a equipe voltou pra água pra disputa da primeira perna da regata.
Pelo rádio, por volta das 2h16 de quinta-feira (23h16 de quarta no horário de Brasília), o comandante do Abu Dhabi, Ian Walker, duas vezes medalhista olímpico, informou que já estava perto do ponto ...
Pelo rádio, por volta das 2h16 de quinta-feira (23h16 de quarta no horário de Brasília), o comandante do Abu Dhabi, Ian Walker, duas vezes medalhista olímpico, informou que já estava perto do ponto em que, apenas seis horas e 85 milhas náuticas após a largada de sábado, aconteceu a quebra do mastro que tirou o Volvo Open 70 temporariamente da competição.
A equipe deixou Alicante, na Espanha, ontem à noite, depois de travar uma verdadeira batalha contra o tempo pra montar e encaixar o novo mastro. Eu desejaria dizer que agora estamos competindo com a mente tranquila, mas não estamos, escreveu Walker antes de retomar a corrida, apreensivo com o fato de que não houve tempo de testar o novo mastro em mar e de não ter a segurança de um mastro de reserva esperando por eles, se alguma coisa der errada. As apostas agora são muito altas e temos que navegar de acordo, completou.
A 11ª edição da Volvo Ocean Race começou no sábado no porto espanhol de Alicante e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 de julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (Isteites), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).
A parada brazuca, que rola na city peixeira, no litoral da Santa & Bela, tá prevista pra abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 4 do mesmo mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a regata Pro-Am, no dia 20, a regata In-Port, no dia seguinte, e largam pros Isteites no dia 22.