Itajaí

147 descendentes de escravos vivem na região

No mês da Consciência Negra, o DIARINHO conta um pouco da centenária história do quilombo do sertão do Valongo

O silêncio e a falta de preocupação com o tempo ajudam a construir o cenário de vida dos 147 moradores do sertão do Valongo, em Porto Belo. O local é habitado por negros descendentes de escravos. Assim com essa comunidade, outras tantas se formaram no Brasil na época colonial, quando alguns negros escravos conseguiram escapar do açoite português que envergonha a história brasileira há pouco mais de 500 anos.

Continua depois da publicidade

Domingo foi o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares/AL, foi morto em 20 de novembro de 1695. Foi ele quem iniciou a resistência ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Domingo foi o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares/AL, foi morto em 20 de novembro de 1695. Foi ele quem iniciou a resistência à escravidão, com a formação dos quilombos. Santa Catarina tem 11 quilombos. O de Porto Belo é reconhecido pela Fundação Palmares desde 1997.

Continua depois da publicidade

Os dias de semana na comunidade quilombola de Porto Belo são bastante silenciosos. Há momentos em que a quietude é tamanha que dá para ouvir a bicharada no mato. Parece que o tempo parou por aqui. O povo é calmo no andar da vida, porém, perseverante. Espera apenas viver em comunidade e longe de conflitos.

A comunidade ocupa cerca de um quilômetro quadrado de área. O acesso é tranquilo. Se você seguir no sentido Itajaí/Porto Belo, basta entrar à direita na primeira passarela após o pedágio e seguir nove quilômetros estrada adentro. Virar à esquerda, na bifurcação, e depois seguir à direita, no primeiro cruzamento que vir. Chegar é fácil. O complicado é o acesso aos moradores, bastante arredios ao público exterior.

Continua depois da publicidade

Quem fez a ponte entre a reportagem e os descendentes dos quilombolas foi a enfermeira Noeli Pinheiro, 48 anos, uma mulher branca. Ela vive por lá há cinco anos com o marido, o engenheiro florestal Edemir Cleio Matinhago, 62, também branco.

Além da boa relação com os moradores da comunidade, os dois levaram opções extras de renda aos quilombolas. “Poucas mulheres trabalham fora. Elas não querem vínculo empregatício e trabalham quando acham necessário. Para eles, ficar parado é bom”, explica Noeli. Os homens, a maioria, trabalha na secretaria de Obras da prefeitura de Porto Belo. São os peões das construções públicas. Passam o dia inteiro fora em empreitadas.

Mudança de pensamento

As 147 pessoas que vivem na comunidade formam 45 famílias. Os sobrenomes Costa, Caetano e Faial formam a árvore genealógica do Valongo. Os nomes dados aos nascidos saem da bíblia: Isaias, Issac, Samuel e Moisés e aí por diante. Religião é coisa séria para eles. Todos são Adventistas do Sétimo Dia. Sábado, descansam. Domingo, comungam nas partidas de futebol e nos longos bate-papos nos cercados das casas. Não fumam, não comem alimentos com agrotóxico, não tomam café e abominam bebida alcoólica.

Os mais velhos têm 85 anos. Os jovens e homens de meia idade dominam a comunidade. E é a força da juventude que tem alterado, nos últimos 10 anos, as características do povo do Valongo. “Muitos estão indo trabalhar fora e estão se relacionando com pessoas de fora”, explica a enfermeira Noeli. Como nas primeiras comunidades quilombolas, formadas no século 17, nessa ainda há o costume do casamento entre parentes.

Os quilombos catarinas

• Campos Novos – Herdeiro da Invernada dos Negros

Continua depois da publicidade

• Porto Belo – Valongo

• Praia Grande – São Roque

• Garopaba – Morro do Fortunato e Aldeia

• Monte Carlo – Campos dos Poli

• Paulo Lopes – Santa Cruz

Continua depois da publicidade

• Balneário Camboriú – Morro do Boi

• Criciúma – Família Thomaz

• Santo Amaro da Imperatriz – Tabuleiro e Caldas do Cubatão




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.9.175

TV DIARINHO


📈🏙️ CIDADES MAIS EMPREENDEDORAS! BC e Itajaí lançaram o programa Cidade Empreendedora pra facilitar ...





Especiais

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

JULGAMENTO DO GOLPE

Diário do julgamento do golpe – Ato 7: acusações trincam retrato da “família militar”

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

ATAQUE NA WEB

Influenciadora Laura Sabino sobrevive a tentativa de assassinato e sofre ataques nas redes

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

REDES SOCIAIS EM PAUTA

Mendonça relativiza combate a mentiras e propõe autorregulação das redes sociais

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Armas, drogas, carros e macacos

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

TECNOLOGIA

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador



Blogs

Serelepe

Blog do JC

Serelepe

Estresse Crônico: O Vilão Silencioso da Sua Saúde

Espaço Saúde

Estresse Crônico: O Vilão Silencioso da Sua Saúde



Diz aí

"O hospital [Ruth Cardoso]passa a ser, de fato e de direito, regional e estadual"

Diz aí, Leandro Índio!

"O hospital [Ruth Cardoso]passa a ser, de fato e de direito, regional e estadual"

Leandro Índio no Diz aí! do DIARINHO

AO VIVO

Leandro Índio no Diz aí! do DIARINHO

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Diz aí, Jorge Seif Júnior!

"Eles sonham com a minha vaga. Eu não cometi nenhum crime, eu não fiz nada de errado "

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

AO VIVO

Senador Jorge Seif participa do “Diz aí!” desta segunda-feira

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diz aí, Maria Heloisa!

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.