A economia catarinense continua crescendo. É o que aponta pesquisa da federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio) da Santa & Bela. Tanto o consumo das famílias barrrigas-verde, quando o emprego e a renda das pessoas apresentaram performances melhores de janeiro a novembro deste ano se comparado com os 11 primeiros meses de 2010.
Continua depois da publicidade
A fuçada dos técnicos da federação do Comércio se chama índice de consumo das famílias (ICF). Ela leva em conta não apenas o que o povão costuma comprar e se pretende aquirir mais mercadorias, mas ...
A fuçada dos técnicos da federação do Comércio se chama índice de consumo das famílias (ICF). Ela leva em conta não apenas o que o povão costuma comprar e se pretende aquirir mais mercadorias, mas também o emprego do pessoal de casa, o faz-me-rir de todo mundo do núcleo familiar e a perspectiva profissional de quem tá no mercado de trabalho.
Continua depois da publicidade
Apesar de toda a choradeira dos empresários, que falam em desaceleração da economia, esse índice ficou 8,7% maior este ano. Pelo menos até agora. Pelo resultado da pesquisa, no acumulado do ano o emprego cresceu 3,3%, a renda atual 5,6% e o consumo atual 0,6%. Só no emprego, foram criados 88.439 novos trampos com carteira assinada.
O que caiu na pesquisa foi a perspectiva profissional do povão. Na comparação com o mês anterior, ela ficou 2,3% menor. Mas se for tomar como base novembro do ano passado, esse mês ela despencou assustadores 20,2%. E por incrível que pareça, os próprios trabalhadores apontaram sua desqualificação para o mercado de trabalho como causa dessa brochada, já que emprego não falta na Santa & Bela.
Continua depois da publicidade