As prefeituras da região realizam hoje, 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, ações pra conscientizar o povão sobre os perigos da doença. Serão realizados pedágios em diferentes locais de Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema.
Na city peixeira, já foi conhecida como a Capital da AIDS, com o maior índice de pessoas infectadas no país, a prefa tá organizando dois pedágios, um em frente ao porto e outro próximo à unidade ...
Na city peixeira, já foi conhecida como a Capital da AIDS, com o maior índice de pessoas infectadas no país, a prefa tá organizando dois pedágios, um em frente ao porto e outro próximo à unidade de saúde Cidade Nova, na rua Agílio Cunha, com distribuição de material informativo sobre a doença. Itajaí, aliás, vem realizando um ótimo trabalho preventivo, tanto que o município caiu pro 14º lugar no ranking maldito da AIDS, segundo dados do ministério da Saúde, com 55,80 casos pra 100 mil habitantes.
Em Balneário Camboriú, que tá feio na foto, em 3º lugar no ranking nacional, com 77,71 casos da doença pra 100 mil habitantes, vai rolar uma ação na praça Higino Pio, das 9h às 18h. A prefa e as unidades de saúde do município estarão enfeitadas hoje com um laço feito de balões vermelhos, símbolo da luta contra a AIDS. O Cristo Luz também ficará da mesma cor de noite, pra dar uma forcinha pra campanha.
As outras
Itapema também organiza dois pedágios hoje, um em frente ao shopping Andorinha e outro no semáforo da Caixa Econômica Federal, na Meia Praia, ambos das 14h às 16h. Na praça da Paz, o povão também poderá conversar com profissionais da saúde a respeito de métodos preventivos de doenças sexualmente transmissíveis, pra estimular a realização de exames anti-HIV.
Em Camboriú, as unidades de saúde do município oferecem exame de HIV de graça desde a semana passada. O exame é feito de segunda a quinta, das 8h às 11h30, e das 13h às 16h30. Basta ir ao local levando um documento com foto. Ainda na Capital da Pedra vai rolar uma blitz em frente ao centro de Diagnóstico e Tratamento (Cedit), na rua Presidente Costa e Silva nº 345, ao lado da secretaria de Saúde, pra alertar a população sobre as perigos da doença.
As ações também rolam em Navegantes. Profissionais da saúde se reúnem todo o dia numa barraca em frente ao ferri-bote e na praça da Praia, bairro Gravatá, pra alertar sobre a doença e distribuir material informativo. Em todos os postinhos dengo-dengos e nos locais próximos a eles, como supermercados e escolas, também haverá orientações.