Itajaí

Gatinhos tão sendo abandonados no molhe da praia da Atalaia

Moradora da city detona que ação de desalmados rola à noite. Ela tira 800 pilas do bolso pra dar comida e remédios aos animais largados

Passear pelo molhe da praia da Atalaia, na city peixeira, e não perceber a presença de cães e gatos por lá é quase mpossível. A bela paisagem do lugar siconfunde com a triste realidade de 18 bichanos e dois vira-latas que moram ali. Todos foram abandonados pelos donos e hoje sobrevivem graças à ajuda de gente de coração bom. O problema é que o bom tratamento dado aos bichinhos tá fazendo este ponto turístico virar um criadouro, com aumento do número de animais largados por donos desalmados.

Os abandonos rolam normalmente no período noturno. Bichos adultos são simplesmente soltos e filhotes geralmente deixados em caixinhas.

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Os abandonos rolam normalmente no período noturno. Bichos adultos são simplesmente soltos e filhotes geralmente deixados em caixinhas.

Continua depois da publicidade

Na próxima semana, dia 10 de dezembro, será comemorado o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, causa defendida por Rosângela Machado Xavier, 49 anos, uma das cuidadoras voluntárias dos bichos abandonados no molhe. Ela já faz isso há três anos e não pretende parar tão cedo. A boa ação da muié, no entanto, dá uma despesa salgada: ela banca do próprio bolso cerca de R$ 800 por mês em comida e tratamento de saúde dos bichos.

Rosângela ainda tem em casa 11 cães e nove gatos. “Como sabem que a gente cuida, tão largando os bichinhos por aí. Só este mês, foram deixadas quatro ninhadas de gatos. Todos pequenos, nem tinham aberto os olhos. E cada vez aumenta o número de abandonos. É muita crueldade. Se continuar assim, não daremos conta de cuidar de todos”, indigna-se.

Entre as situações mais escabrosas que já passou, ela destaca a que acha pior. “Uma vez, eu tava andando e ouvi um choro de cachorro ali no rio. Quando olhei, vi que tinha um saco boiando na água e imaginei que tivesse alguma coisa dentro. Não conseguia pegar, então chamei os bombeiros. Eles vieram e tiraram da água. Acredita que dentro tinha oito cachorrinhos? Um mais lindo que o outro. Não sei como tem gente capaz de fazer isso”, lamenta.

Emocionada, a muié relatou ao DIARINHO que os donos sem noção não fazem ideia do mal que estão fazendo. “Tem um cachorro que apareceu ali faz pouco tempo. Ele tá sempre triste, amuado. O que ninguém entende é que, além de comida, os animais precisam principalmente de carinho. E isso não consigo dar para todos ao mesmo tempo”, conta.

Rosângela informou que visita os animais dia sim, dia não, e que tem mais gente que ajuda os coitadinhos. A muié leva alguns para casa, de vez em quando, na tentativa de conseguir uma adoção. Os que ela não consegue dar um lar, leva pro canil municipal da city peixeira.

A cuidadora tem parceria com o movimento de Integração entre Animais e Humanos (Miahu), que tenta alertar a população distribuindo cartazes nas redondezas do molhe, dizendo que “Abandono de Animais é Crime”. Pro desalmado que pensa em abandonar seu bichinho por lá, Rosângela deixa seu recado: “Se eu pegar fazendo isso, vou partir pra cima, ”, avisa.

Castração poderia ser uma luz no fim do túnel, mas prefa não se mexe

Continua depois da publicidade

A professora universitária Liza Lopes Corrêa faz parte do Miahu desde o ano 2000 e acredita que castrar os animais ajudaria a controlar o crescimento acelerado do número de bichos abandonados. “A prefeitura deveria promover mais campanhas de castração e tentar conscientizar a população de bairros mais pobres. O controle de natalidade é uma saída. Mas uma coisa tem que ficar clara: temos que cuidar desses animais. Não podemos exterminá-los. Tem gente que acha que para acabar com os animais de rua é só matando. Não é assim”, explica a sabichona.

Os animais que moram no molhe da Atalaia apresentam um risco pros frequentadores do local. A coordenadora do Núcleo de Zoonose de Itajaí, Ieda Passos, diz que existe o risco de infecções e contaminação de pessoas com os abandonados morando por lá. Porém, diz que a prefeitura não tem muito o que fazer. “Tem risco, mas eu não tenho como tirar eles de lá. São selvagens, só fogem, não dá de pegar. Se tentarmos tirar, podemos acabar machucando os bichos”, justifica.

A muié disse que, atualmente, a prefa vem trabalhado em campanhas de conscientização nas escolas e tentando reeducar a população pra evitar abandonos. Neste ano, a city peixeira não promoverá mais campanhas de castração, apenas em 2012, com início previsto pra janeiro.

Continua depois da publicidade

Ieda orienta as pessoas que querem abandonar seus animais a tentarem doá-los para alguém que queira, já que o canil municipal de Itajaí está lotado e abriga especialmente animais machucados, agressivos ou fêmeas prenhas. Por lá, vivem cerca de 300 cães e 100 gatos.

Fique ligado: abandonar animais é crime

Continua depois da publicidade

Os sem-vergonhas que abandonam ou judiam de bichinhos podem parar na cadeia. A lei federal nº 9.605/98 é clara quanto a isso e proíbe o abandono, maus tratos, envenenamento, mutilação e falta de cuidados. Sacanagens assim podem render ao desalmado prisão de três meses a um ano, além de multa. Caso o animal maltratado morra, a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço. Denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar, através do telefone 190.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.170


TV DIARINHO


☕📚 PAUSA GOSTOSA NO CENTRO! A Voël Cafeteria é aquele cantinho com cheirinho de bolo, jeitinho de casa ...



Especiais

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém



Blogs

Pichador é preso em Brusque

Blog do JC

Pichador é preso em Brusque

O Amor Entre Linhas — quando o poema vira forma

VersoLuz

O Amor Entre Linhas — quando o poema vira forma

Já é Natal em Itajaí

Blog do Magru

Já é Natal em Itajaí



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.