Itajaí

Caminhão do peixe da prefa de Itajaí venderá este ano menos que em 2010

Peixaria ambulante vai fechar o ano com uma brochada de 10 toneladas

A não ser que o povão resolva trocar o peru e o chester pelos escamosos agora em dezembro, este ano o balanço das vendas do caminhão do Peixe da prefeitura de Itajaí vai registrar um número menor que o do ano passado. A estimativa de Aguinaldo Hilton dos Santos, secretário de Pesca e Aquicultura (Sepesca) da prefa de Itajaí, é que o programa Peixe nos Bairros feche 2011 com pouco mais de 54 toneladas de pescados vendidas ao povão. Isso significa 10 toneladas a menos que no ano passado.

A brochada nas vendas tem dois motivos específicos, justifica o secretário. Um deles é a instalação do mesmo programa nas prefas de Camboriú e Balneário Camboriú. Isso teria tirado parte da clientela ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A brochada nas vendas tem dois motivos específicos, justifica o secretário. Um deles é a instalação do mesmo programa nas prefas de Camboriú e Balneário Camboriú. Isso teria tirado parte da clientela do bruto dos escamosos de Itajaí, principalmente quando ele ia pra Praia Brava ou pra Fazendinha.

Continua depois da publicidade

O outro motivo tá ligado diretamente ao peixe que é uma espécie de símbolo da cidade, a sardinha – ou, como chamamos pelaqui, o charutinho. “Quanto mais se tem sardinha, mais se vende peixe no caminhão”, diz Aguinaldo. “O charutinho fresco é o peixe de maior preferência por parte da comunidade, por ser de fácil preparo, muito saboroso e com benefícios para a saúde das pessoas. A presença de charutinho é um chamativo para a venda de outras espécies de pescado”, concorda Agostinho Peruzzo, diretor da Sepesca.

O problema é que este ano a safra da sardinha mixou e aqui na região a captura ficou 25% menor, se comparada com o ano passado. O resultado foi menos charutinho fresco à disposição do povão, já que a produção acabou destinada pra indústria de entalados. Isso acabou se refletindo na venda do programa Peixe nos Bairros, acredita o pessoal da Sepesca.

O caminhão do Peixe é uma parceria do ministério da Pesca, da prefa de Itajaí e do sindicato dos Armadores e dos Industriais da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).

Mais comunidades atendidas em 2011

Apesar da queda nas vendas, o programa continua sendo considerado um sucesso na cidade. Tanto que este ano mais comunidades passaram a ser atendidas pelo caminhão do Peixe. São ao todo 45, afirma Aguinaldo. Umas 15 a mais que no ano passado.

O que ajudou a aumentar o número de localidades atendidas foram o novo caminhão e um convênio com a secretaria de Educação da prefa. “O caminhão atual é menor, consegue ir em locais onde o outro não conseguia manobrar”, explica o abobrão da Sepesca. “E este ano tivemos o advento do projeto Filho de Peixe Peixinho É, em parceria com a secretaria de Educação, envolvendo todos os centros de Educação Infantil do município”, lembra ainda Agostinho.

Pelas contas do pessoal da Sepesca, 2,1 mil pessoas, em média, compraram por mês no caminhão do Peixe da prefa. Até novembro, foram 23,1 mil consumidores que se beneficiaram do programa, que revende ao povão pescado a preço de indústria. É por essa conta que, quando chegar em 17 dezembro, último dia de trampo da peixaria ambulante este ano, a estimativa é que mais de 24 mil itajaienses tenham subido as escadinhas do caminhão e comprado algum tipo de escamoso por lá.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


⚽🇧🇷 JOGO HISTÓRICO! A seleção brasileira de beach soccer vai jogar sua partida de número 700 em Itajaí ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

A bordo do esporte

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença

Espaço Saúde

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.